1) Explique as três funções do Estado.
2) Pesquise outro exemplo de país Monarquia Parlamentarista, e outro exemplo de país de República Presidencialista.
Respostas
Resposta:
Segundo a teoria da separação de poderes, o Estado, na atuação de seu poder, exerce três funções distintas, quais sejam, a função legislativa, a função executiva e a função jurisdicional. A função legislativa do Estado corresponde à fixação, em lei, da vontade dos representantes do povo, prescrevendo comandos jurídicos em termos gerais e abstratos.
Explicação:
No Brasil, são Poderes do Estado: Executivo, Legislativo e Judiciário. Abaixo, segue a explicação sobre os Poderes do Estado.
Executivo - é responsável por administrar os recursos públicos (gastos e arrecadações). Está presente nas seguintes esferas: municipal (na figura do prefeito), estadual (governador) e federal (Presidente da República).
Função: administrar a coisa pública.
Legislativo - atua na criação das leis. Está presente nas seguintes esferas: municipal (na figura do vereador), estadual (deputados estaduais) e federal (deputados federais e senadores).
Função: criar leis que beneficiem toda a coletividade.
Judiciário - atua no julgamento de processos em geral. Está presente nas seguintes esferas: estadual (tribunais dos estados) e federal (tribunais superiores).
Função: julgar processos de particulares e entidades estatais.