1) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA HOUKI R 2) QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA? R.
Respostas
Resposta:
Processo de transformação da água e suas principais propriedades
Os estados físicos da água dizem respeito a esta substância extremamente importante para a existência dos seres vivos. Se não fosse ela, não existiria vida na Terra. Isso só é possível graças às suas propriedades físicas e químicas. Ela pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. O que altera a mudança de estado físico para outro é a pressão e a temperatura.
Estados Físicos da Água
A água é um elemento presente em basicamente tudo o que envolve o planeta Terra, ela cobre cerca de 71% da superfície. No estado líquido, está presente em oceanos, mares, lagos, rios, além da sua utilidade no cotidiano, como no preparo de alimentos, higienização, hidratação do corpo, entre outras situações.
A água em seu estado líquido não possui forma própria, ela assume o formato do recipiente na qual estiver contida. Já no seu estado sólido, tem forma regular e pode ser encontrada na forma de gelo, icebergs, neve e granizo.
No estado gasoso, a água também não tem forma própria. Apesar de não ser visível a olho nu, é muito presente na vida humana, como o ar que respiramos. Neste estado a molécula é tão pequena que não dá para notar. A água se encontra no estado gasoso quando passa pelo processo de evaporação. A água evaporada na atmosfera, por exemplo, se condensa e se transforma em pequenas gotas, formando as nuvens.
Do que a água é composta?
Apesar de todas as suas funcionalidades, é importante saber do que essa substância tão importante na natureza é composta. A água é um dos elementos químicos e suas moléculas são constituídas por dois átomos de hidrogênio que se ligam a um átomo de oxigênio, logo sua fórmula química é representada pelo tão conhecido H2O.
Vale salientar que é difícil encontrar a água totalmente pura, composta somente por estes elementos. Um exemplo claro disso é a água do mar, que é formada por 96% de água além de 3% de outros sais dissolvidos.
Isso só é possível porque a água tem, entre muitas propriedades, a capacidade de dissolver substâncias, sendo considerada um “solvente universal”. A principal diferença entre uma água e outra é a salinidade. A água doce, se comparada a água salgada, contém um número inferior de sais.
Mudanças dos estados físicos da água
Entre as principais características da água, está a sua capacidade de mudar nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. As transformações ocorrem devido às variações de temperatura. Conheça os cinco processos nos quais a água muda de fase:
Vaporização
É um dos estados físicos da água que correspondem a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Nesse caso específico, a água pode se transformar de três formas: ebulição, evaporação e calefação. Para que a ebulição aconteça, a água precisa alcançar a temperatura de 100ºC (nível do mar). Uma aplicação do cotidiano é colocá-la para ferver. O sinal de que ela mudou de fase (entrou em estado de ebulição), é a formação de bolhas que se formam em toda extensão do líquido.
A evaporação é outro tipo de vaporização que acontece de forma mais lenta e gradual. Como exemplos do cotidiano temos o processo em que a roupa seca naturalmente, o rio que evapora e uma poça de água formada pela chuva que vai lentamente sendo evaporada. Já a calefação é um dos estados físicos da água que acontece de forma mais rápida. O líquido, nesse caso, evapora em temperaturas superiores ao da ebulição. Ao encostar um líquido em uma superfície quente como uma chapa, por exemplo, as gotas de água ficam “quicando”, passando rapidamente para o estado de vapor.
Solidificação
É um dos estados físicos da água que compreende a passagem do estado líquido para o sólido. É necessário que a água atinja a temperatura de 0ºC para que a mudança de fase aconteça. Um exemplo simples é colocar a água em temperatura ambiente no congelador. Ao alcançar a temperatura de 0ºC ela se transformará em gelo.
Condensação
A condensação é um dos estados físicos da água em que ocorre a passagem do estado gasoso para o líquido. Um exemplo desse processo é a formação de gotas d’água na parte interna da tampa da panela ao cozinhar alimentos ou ferver água.
Fusão
A fusão é um dos estados físicos da água em que ocorre a mudança do estado sólido para o líquido. O ponto de fusão da água é de 0ºC. Uma situação simples que exemplifica esta mudança de estado físico é o derretimento do gelo. Nesse processo, quando se tira o gelo do congelador, a temperatura da água aumenta e ao ultrapassar 0ºC ela passa para a fase líquida.
Sublimação
A sublimação é um dos estados físicos da água em que ocorre a passagem direta do estado gasoso para o sólido, sem passar pelo estado líquido. A naftalina é um exemplo de substância que passa facilmente por esse processo. A sublimação é um dos fenômenos pouco comuns na natureza, visto que acontecem, geralmente, em indústrias.