Respostas
A família Medrado tem duas prováveis origens. São elas: Portuguesa e espanhola. Medrado não é um sobrenome comum no Brasil, chegando a ser raro encontrar. Se você é descendente dessa família, confira abaixo algumas informações e curiosidades interessantes que envolvem este sobrenome.
O sobrenome Medrado, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.
Origem da família Medrado
É um sobrenome de origem portuguesa. Ele é classificado como patronímico, sou seja, sobrenome que faz referencia ao sobrenome do pai, fundador, patriarca desta família. Este sobrenome vem de medrar que significa crescer, desenvolver-se. Considera-se que este sobrenome é relativo a uma qualidade ou em algum falto do Pai.
Outra provável origem para este sobrenome é espanhola. Onde inicialmente o sobrenome era Medrano e só depois de algum tempo, tornou-se medrado.
Curiosidades
Uma curiosidade bem interessante é de que esse sobrenome possa ser de origem Judaica. Quando os judeus foram obrigados a se converter ao catolicismo, no tempo em que houve inquisição, muitos não quiseram se converter e foram para Portugal.
Estes mudaram o nome que incialmente era Medrano para Medrado. Quando a inquisição chegou a Portugal, eles vieram para o Brasil.
Variantes do sobrenome Medrado
Existem três variantes para o sobrenome desta família. São elas: Medrado, Medardo e Medrano. Medrado não é um sobrenome muito comum no Brasil, porém a variante mais conhecida por aqui é Medrado.
Brasão da Família Medrado
O brasão da família Medrado é constituído pelas cores vermelho e branco. As duas cores estão em destaque por todo o brasão. É um brasão simples quando comparado aos brasões de outras famílias.
brasao-sobrenome-familia-medrado
No centro do Brasão tem-se o escudo vermelho com uma cruz branca no centro. No timbre tem uma armadura branca, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal. Acima da armadura tem a mesma cruz que tem no centro do escudo. A margem do brasão é rica em detalhes, com fitas envolvem toda a sua volta.