• Matéria: ENEM
  • Autor: 2chadecamomila
  • Perguntado 4 anos atrás

RELATE a importância dos povos e dos migrantes nordestinos na formação cultural da Região Norte.​

Respostas

respondido por: juliocesarp77r
1

Explicação:

para mais descobertas mais curiosidade e outras coisas em minha opinião


juliocesarp77r: desculpa se estiver errada
respondido por: 0C4U4N
1

Resposta:

Migração e mudança social: a influência do migrante do Sertão Nordestino no Norte do Brasil (Resumo)

Este artigo apresenta o papel da migração como deslocamento da força-de-trabalho da região do semi-árido para abrir fronteiras na região equatorial, tendo que se adaptar a ambiente, físico e cultural, totalmente diferente. O circuito da migração se faz em trajetórias variadas, o que leva o migrante a múltiplas adversidades, na troca de sua vida de agricultor a explorador de minas, a trabalhador urbano ou a ‘cassaco" na construção de estrada. Destaca o papel do migrante cearense, com sua capacidade de refazer seu lugar, tanto cultural como economicamente, em terras distantes. Daí verifica-se o efeito que a migração exerce sobre o crescimento do capital e da força do trabalho no Estado de Roraima, na região da Amazônia Brasileira,

Explicação:

O deslocamento de populações de áreas da região Nordeste para as áreas da Amazônia, no Brasil, tem sido bem documentado e desempenha papel proeminente em muitas estratégias de desenvolvimento econômico, do Governo Federal. No entanto, o rápido e desorientado crescimento que se vem observando na Amazônia, principalmente a partir da década de 80, gera dúvidas sobre os benefícios desses deslocamentos maciços de população, dúvidas estas que dizem respeito tanto aos próprios migrantes, como aos que se dedicam ao estudo do desenvolvimento do país.

Uma das evidências dos resultados negativos da transferência de populações refere-se ao elevado ritmo do aumento demográfico, desproporcional ao que os governos implantam em infraestrutura, acarretando problemas já conhecidos pelas comunidades dos grandes centros urbanos do País.

A fim de permitir a formulação sensata de políticas de população e migração, faz-se necessária uma melhor compreensão dos efeitos sócio-culturais e econômicos da intensa entrada de nordestinos e nortistas na região norte. Um número crescente de estudos vem demonstrando que os migrantes não somente são sensíveis a incentivos econômicos, mas que também tendem a elevar suas rendas e a apresentar padrões de rendimentos e de exigências de consumo. No caso aqui tratado, nordestinos têm encontrado meios para se inserir nesse quadro de aceleração econômica, depois de tentativas frustadas em plena Amazônia.

Nas décadas de 1980 e 1990, o estado de Roraima, através dos setores administrativos, procurou estabelecer medidas para alavancar seu crescimento econômico, pois com a Constituição de 1988, passou da condição de Território Federal para mais uma unidade administrativa estadual. A implantação de atividades produtivas e de obras públicas favoreceu a forte onda de migração e de fixação dos novos migrantes.

Espero Ter Ajudado

Tenha Bons Estudos!

Perguntas similares