RAPIDOOOOOOOOOOOOO
A pintura corporal é uma das principais características das sociedades indígenas. Ela pode ter inúmeros significados: pode ser apenas uma expressão da beleza, como também um símbolo ritualístico de preparação para guerra ou para caça, uma forma de proteger o corpo contra maus espíritos, como ornamento para cerimônias entre outras possibilidades. Além disso, os desenhos geométricos e os motivos estilizados de plantas ou de animais identificam o grupo ao qual o indivíduo pertence, bem como o seu sexo, sua idade e seu status na comunidade .
Atualmente, em nossa sociedade, é muito comum as pessoas pintarem seus rostos com maquiagem, tingir seus cabelos ou fazerem tatuagens no corpo,
Quais podem ser os significados desses costumes? Seriam os mesmos que os dos povos indígenas? Comente sobre.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Ela pode ter inúmeros significados: pode ser apenas uma expressão da beleza como também um símbolo ritualístico de pre- paração para a guerra ou para a caça, uma forma de proteger o corpo contra maus espíritos, um ornamento para cerimônias, entre outras possibilidades.
O fato de as pessoas pintarem seus rostos com maquiagem, tingirem seus cabelos ou fazerem tatuagens no corpo não é algo que traz as mesmas significações ritualísticas e de passagem vistas nas tradições indígenas, ao menos, não entre os ocidentais, que fazem isso por questões de ordem estética.
Pinturas corporais, tatuagens e maquiagens entre os ocidentais
A beleza é uma questão que está sempre em pauta entre os ocidentais, que procuram artifícios como tonificação e embelezamento do corpo, além do uso de pinturas e enfeites para se observarem mais atraentes no espelho e também cativarem as pessoas ao redor com sua imagem bem cuidada.
Portanto, essa abordagem foge às propostas de povos como os indígenas, africanos e indianos, cujas cores e joias são escolhidas estrategicamente conforme o momento.
Aprenda mais sobre estética e pintura corporal: brainly.com.br/tarefa/42323776
#SPJ2