Respostas
Resposta:
Sífilis: Infecção bacteriana geralmente transmitida pelo contato sexual que começa como uma ferida indolor.
A sífilis desenvolve-se em estágios, e os sintomas variam conforme cada estágio.
A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. Após a cura da ferida inicial, a segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.
A sífilis é tratada com penicilina. Os parceiros sexuais também devem ser tratados.
Herpes: De forma geral, herpes é um tipo de vírus que causa feridas e machucados no corpo, em áreas como os genitais e em outras regiões, podendo ser aliadas ou não a outros sintomas.
O herpes-zóster, por exemplo, é um tipo de vírus que é popularmente conhecido como “cobreiro”, sendo que é ele o responsável por causar a catapora, doença em que o paciente apresenta febre e uma irritação na pele, com a presença de bolhas e de bastante coceira.
Outros tipos de herpes são causados pelo vírus herpes simples, sendo que ele pode afetar diferentes áreas do corpo. É o caso, por exemplo, da herpes na boca e a herpes labial, que podem evoluir em uma estomatite. Há também a herpes genital, a herpes vaginal e a herpes bucal.
Gonorreia: Infecção bacteriana sexualmente transmissível que, se não for tratada, pode causar infertilidade.
A triagem regular pode ajudar a detectar casos em que há uma infecção, apesar da ausência de sintomas.
Os sintomas incluem dor ao urinar e secreção anormal do pênis ou da vagina. Os homens podem sentir dor testicular e as mulheres, dor pélvica. Em alguns casos, a gonorreia não tem sintomas.
A gonorreia pode ser tratada com antibióticos.