Respostas
Resposta:
Cada vez que o atleta chega a um nível internacional, pouco é questionado o quanto de esforço ou quais os caminhos ele teve de percorrer para chegar nesta condição. Fama, glória, triunfo são adjetivos muito usados após a conquista. Mas o objetivo aqui é destacar a formação do atleta principalmente na primeira infância. Quais valores, métodos de treinamento e competições este atleta passou para atingir esta condição. Imaginando que o ser deve ter uma formação integral e não apenas como desportista, mas sim desenvolver seu lado cognitivo-social, motor e de qualidade de vida. Fatores externos também tem interferência naquilo que chamamos de treinamento a longo prazo. O clima, a pressão de técnicos e pais durante a formação deste jovem atleta. Tudo isso interfere de maneira positiva ou negativa na sua formação. Por isso é importante o aluno/atleta ter assegurada a condição de desenvolvimento por inteiro e não apenas pensando no resultado de curto prazo, ou seja, dentro da sua categoria, em seu município ou estado. O treinamento a longo prazo é muito maior do que conquistas pessoais ou referencias de glorificação na infância. Tudo deve ser planejado para que este atleta tenha seu ápice de desenvolvimento na fase adulta. Não tonando-se um adulto frustrado por causa do esporte ou mesmo um esportista de condições de saúde precárias. O desenvolvimento global do ser é o que mais importa nesta fase da vida. Atletas, crianças e adolescentes devem ter o sonho maior que seus pais e treinadores, se quiserem chegar a um nível internacional.
As atividades físicas esportivas tem se tornado de suma importância para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Em um mundo cada vez mais digital, com menor interação social e que estimula o sedentarismo, a atividade física pode atuar no combate destas doenças e no desenvolvimento psico-social-cognitivo, contribuindo diretamente no amadurecimento do ser físico e mental. Crianças são submetidos cada vez mais cedo a uma carga de informações e publicidades tentando manipular seu cérebro e incentivando o aumento dos níveis de consumo, de acordo com o que lhes é oferecido e não mais aquilo que as mesmas tem o desejo de fazer ou praticar. A contribuição do esporte e da educação física para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes está diretamente ligada na construção de um corpo mais saudável, sendo que desde a mais tenra infância nas aulas de educação física nos primeiros anos de vida escolar, passando por uma iniciação esportiva, dando continuidade ou não na vida de atleta ou na prática de exercícios físicos após o término de sua vida escolar, a criança enfrenta inúmeros desafios, aprende a respeitar regras, a conviver com colegas e adversário. Sempre com o máximo de respeito e integridade moral que o esporte e sua prática diária ajudam no desenvolvimento do ser. Mas nem todo tipo de prática esportiva pode fazer bem ao ser. Temos de ter certo cuidado quando falamos em iniciação esportiva para crianças e adolescentes. Uma especialização prematura, o excesso de treinamento, a cobrança voltada apenas para o rendimento técnico e não pensando na formação integral do ser pode acarretar inúmeros problemas no futuro deste jovem. Que pode buscar ser atleta ou mesmo de alguém que só esta buscando o esporte para seu tempo de lazer ou ocupação do seu tempo livre. Por este motivo a ciência do esporte tem procurado elaborar e determinar programas de treinamentos, faixas etárias e modelos de desenvolvimento para o início do treinamento especializado em determinadas modalidades.
Explicação:
Espero ter ajudado =/
se precisar de mais algo pode me avisar!
Nota-se que a maior parte dos atletas que foram capazes de ganhar medalhas, conseguiram por mérito próprio.
O incentivo ao esporte é fundamental para que mais atletas tenham oportunidades, por meio de incentivos e programas públicos.