Tendo como base a alegoria da caverna de Platão, analise a formação juvenil brasileira à luz das redes sociais
Respostas
Resposta:
A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro. A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.
A realidade é representada por Platão como sendo a luz que vem de fora da caverna, a luz do dia e da fogueira, que representa a verdade que está sendo escondida das pessoas da caverna por pessoas dominantes e pela própria não busca do conhecimento.
Platão quis representar no Mito da Caverna a dicotomia entre a escuridão da ignorância em relação a luz da razão e conhecimento. Enquanto acorrentados na caverna acreditam que a realidade é aquilo que existe e vivem, um liberto percebe o quão distante está a realidade daquela impressão sombria.
O Mito da Caverna nos dias de hoje
No entanto, atualmente, o Mito da Caverna tem servido como uma metáfora principalmente para aquilo que é chamado de “escravidão voluntária”, ou o fenômeno do “escravo feliz”. Um dos exemplos mais comuns é a relação atual da sociedade com a tecnologia.