1-(PUC-PR 2012) Georg Simmel, em seu texto clássico A metrópole e a vida mental, menciona profundas alterações emocionais e sensitivas dos seres humanos causadas pela cidade grande. Sobre esse tema é CORRETO afirmar:
a) Simmel destaca que desde o início do processo de urbanização, os habitantes de grandes cida- des desenvolvem ampla afetividade pelos moradores vizinhos bem como pelos seus contextos locais de habitação.
b) De influência marxista, Simmel desenvolve a base da sociologia urbana ao tratar a cidade como a forma predominante e efetiva de reconversão da relação exploratória plenamente capitalista.
c) As novas formas de associação e visão de mundo a partir da construção de novos laços urbanos é algo diagnosticado por Simmel, que estuda o impacto psicológico dos movimentos sociais que proliferaram ao longo do século XX.
d) De orientação weberiana, Simmel identifica um processo de suavização da exploração do tra- balho no contexto urbano, por conta das novas possibilidades metropolitanas da modernidade.
e) O ponto central é a intensificação dos estímulos urbanos e o anonimato, que geram, por um lado uma ampliação da racionalidade e calculabilidade da vida e, por outro a atitude "blasê", como forma de proteção emocional. Houndor da vida prática e
Respostas
Resposta:
A alternativa certa é a letra E.
O ponto central é a intensificação dos estímulos urbanos e o anonimato, que geram, por um lado uma ampliação da racionalidade e calculabilidade da vida e, por outro a atitude blasé, como forma de proteção emocional.
Explicação:
Podemos ressaltar que as relações entre os indivíduos em sociedade expandiram e continuam expandindo a possibilidade e formas de interação, porém, assim como a comunicação foi facilitada, o fluxo de trabalho e informações aumentou e continua aumentando diariamente, fato este que pode prejudicar a sanidade do homem, principalmente quando sujeito a um regime trabalhista que não promove a qualidade necessária para o mesmo.
Resposta:
A saúde mental e vida urbana tem como ponto central o aumento dos estímulos na cidade e o anonimato das pessoas, criando uma dicotomia entre racionalidade e a proteção emocional (alternativa E).
A saúde mental é um problema muito grave que assola um grande número de pessoas, cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade e pouco mais de 10 milhões de depressivos.
A vida cotidiana no meio urbana leva ao surgimento de diversos problemas, e nos vivemos em uma cultura que ainda vê a saúde mental como tabu.