A entrada de capital estrangeiro, como o próprio nome sugere, é a denominação usualmente dada à quantia ingressada no país pertencente a pessoas físicas ou jurídicas residentes, domiciliadas ou com sede no exterior. Esse movimento ocorre de quatro maneiras: investimento em moeda, conversão de créditos externos, importação de bens e via mercado de capitais. Seus efeitos influenciam diretamente a demanda por moeda local e, por consequência, nossa taxa de câmbio. Cabe enfatizar que como bom emergente, o Brasil é dependente dessa forma de financiamento devido ao elevado custo de capital interno quando comparado aos nossos parceiros mais desenvolvidos.

Disponível em: . Acesso em: 03 jul. 2021.

Considerando o exposto acima e os estudos da disciplina, avalie as afirmações a seguir e em seguida, assinale V para verdadeiro e F para falso.

I. A mobilidade de capitais influencia na sensibilidade de alterações nos juros. Quanto maior a mobilidade, pequenos movimentos nos juros internos causam grande impacto no ingresso ou saída de capitais do país.
II. A mobilidade de capitais determina a inclinação da curva BP no modelo IS-LM-BP, modelo esse de economia aberta que nos proporciona os impactos de políticas fiscais e monetárias sobre produto, juros e saldo do balanço de pagamentos.
III. Se a mobilidade de capitais é perfeita, uma política fiscal expansionista apesar de no momento inicial aumentar o produto, acabará consequentemente retornando ele ao seu nível anterior de tal política. Isso porque com o câmbio flexível, teremos uma apreciação cambial que impactará nas exportações, e consequentemente na curva IS.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V.

Alternativa 2:
V, V, F.

Alternativa 3:
V, F, F.

Alternativa 4:
F, V, F.

Alternativa 5:
F, F, F.

Respostas

respondido por: Anônimo
4

Resposta:

Alternativa 25:

V - V - F.

Explicação:

respondido por: cintramachado1
3

Resposta:

RESPOSTA V-V-V

Explicação:

1. Se a movimentação de capitais é livre, aumento da taxa de juros provocará entrada e redução, a saída.

2. Sem mobilidade de capitais, a curva BP é uma linha vertical.

3. Verdade. Politica fiscal ineficaz.

Perguntas similares