1. EM QUAL PLACA TECTÔNICA ESTÁ LOCALIZADO O BRASIL?
2. O QUE PODEMOS OBSERVAR QUANTO À DISTRIBUIÇÃO DOS VULCÕES PELO GLOBO QUANDO CONSIDERAMOS AS BORDAS DAS PLACAS TECTÔNICAS?
3. COM BASE NO PLANISFÉRIO, CITE UM EXEMPLO DE CONTINENTES OU PLACAS QUE SE SEPARARAM, ALÉM DA AMÉRICA DO SUL E DA ÁFRICA, E OUTRO EXEMPLO DE CONTINENTES QUE SE JUNTARAM.
ME AJUDEM
Respostas
Resposta:
1)O Brasil está localizado na porção central da Placa Sul-americana, que tem uma área de, aproximadamente, 43,6 milhões de quilômetros quadrados e cerca de 200 quilômetros de espessura
Explicação:
2)O vulcanismo é a atividade pela qual o material magmático (sólido, líquido ou gasoso) atinge a superfície terrestre por meio de fendas abertas em rochas pouco resistentes da crosta terrestre.
3) N posso ajudar
Resposta:
1) Placa de Nazca ou Placa Sul-americana, localizada no oeste das Cordilheiras do Anges, na Argentina.
2) As áreas de maior instabilidade, que coincidem com as bordas das placas tectônicas, são as de maior intensidade sísmica. Elas constituem o conhecido Círculo de Fogo do Pacífico, onde 80% dos vulcões formam um alinhamento que vai da Cordilheira dos Andes às Filipinas, passando pela costa oeste da América do Norte e pelo Japão.
3) Um exemplo de continentes ou placas tectônicas que se separaram, além da América do Sul e da África, é a cordilheira do meio do Atlântico formada pela separação das placas da Eurásiatica e da América do Norte. Enquanto que, os continentes que se juntaram foram a Placa Eurasiática e Placa Indiana.
As principais placas tectônicas são:
- Africana,
- Antártica,
- Árabe,
- Caribenha,
- Euro-asiática,
- Filipina
- Indo-australiana,
- Norte-americana
- Sul-americana
- Pacífica;
A origem do movimento das placas está nas correntes materiais que ocorrem no manto, nas chamadas correntes de convecção e, sobretudo, na força da gravidade.
Nos limites divergentes dos oceanos, o magma surge na superfície das profundezas do manto da Terra, separando duas ou mais placas e renovando o fundo do oceano.
Enquanto que, os limites convergentes uma placa colide com outra, formando uma zona de subducção ou um cinturão orogênico (se as placas colidem e comprimem).
Explicação: