1.Definir o que é acidente com material biológico.2.Explicar os riscos de transmissão (HIV, hepatite B, hepatite C)3.Descrever as medidas de prevenção da exposição com material biológico.
Respostas
Resposta: Acidente com material biológico consiste na:
- Exposições percutâneas: lesões provocadas por instrumentos perfurantes ou cortantes (ex.: agulhas, lâminas de bisturi, vidrarias, etc.);
- Exposições de mucosas: ocorrência de respingos na face envolvendo olho, nariz ou boca; ou exposição de mucosa genital;
- Exposição de pele não íntegra: contato com locais onde a pele apresenta dermatites ou feridas abertas;
- Arranhaduras e/ou mordeduras: são consideradas de risco quando envolvem a presença de sangue.
Riscos de transmissão (HIV, hepatite B, hepatite C):
O risco de infecção pós-exposição ocupacional é variável e depende de diversos fatores como:
Tipo de acidente; Condições clínicas do paciente fonte e do trabalhador; Gravidade da lesão; Presença e volume de sangue do paciente fonte; Conduta adequada pós-exposição; Tempo decorrido entre exposição e início da PEP (Profilaxia pós-exposição).
Medidas de prevenção da exposição com material biológico:
Adotar cuidados com a biossegurança; Uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual): uso de máscaras, luvas, avental, botas; Lavar as mãos com água corrente e sabão; Imunização para Hepatite B ( 3 doses e realização do anti HBS).
1. Um acidente com material biológico normalmente envolve a exposição a sangue e outros fluidos corporais, podendo ocasionar doenças.
Normalmente, esses acidentes estão associados ao contexto hospitalar.
2. Os riscos de transmissão podem ser descritos a seguir:
HIV - contato com agulhas contaminadas; contato com sangue contaminado quando o profissional apresenta pequenos cortes na pele; procedimentos realizados com objetos perfurocortantes não esterilizados.
Hepatite B - contato com objetos perfurocortantes não-esterilizados; contato de sangue ou mucosas contaminados com a pele não-íntegra (que apresente cortes ou feridas).
Hepatite C - contato com objetos perfurocortantes não-esterilizados; contato de sangue ou mucosas contaminados com a pele não-íntegra (que apresente cortes ou feridas).
3. Algumas medidas de prevenção da exposição ao material biológico são:
- Utilização adequada de EPIs;
- Cobrir qualquer ferimento que o profissional da saúde possa apresentar (pele não-íntegra);
- Esterilizar objetos perfurocorantes (tesouras e bisturis, por exemplo).
- Não reutilizar agulhas.
Aprenda mais em: https://brainly.com.br/tarefa/4615656