• Matéria: Saúde
  • Autor: ledaliegedornelescor
  • Perguntado 4 anos atrás

As técnicas para alterar a forma do cabelo são ondulação permanente, alisamento e relaxamento químico. O processo de ondulação permanente consiste no ato de ondular ou encrespar o cabelo naturalmente liso, já o alisamento ou relaxamento químico tem por objetivos reduzir o volume e/ou alisar o cabelo naturalmente encrespado.
MORENO, Franciele Neves. Estética Capilar e Tricologia. Maringá-PR.: Unicesumar, 2021.

A grande maioria das mulheres, não estão satisfeitas com a curvatura natural de seus cabelos. E a indústria de cosmético, baseada nessa insatisfação, lançam desde shampoos, mascarás e produtos direcionados a mudança estrutural dos fios.
Elaborado pelo professor, 2021.

Sobre as químicas de transformação de curvatura do fio, é correto o que se afirma em:

I. A ondulação permanente possui uma infinidade de variações no padrão de ondulação que e determinado pelo diâmetro do bigudi, ou do rollers, ou bumerangues, ou de outra ferramenta.
​II. A química dos relaxantes a base de tiol e dos permanentes e igual e, embora a química dos alisantes a base de hidróxidos serem diferentes, todos eles mudam o formato do cabelo
rompendo as pontes dissulfeto.
III. No processo de alisamento permanente à base de hidróxido, depois de lavado e resfriado o cabelo, as ligações polipeptídicas da α-queratina voltam a sua conformação helicoidal, conformação nativa. Agora, o cabelo e as fibras do cabelo enrolam da forma desejada.
IV. Os produtos destinados a ondulação permanente são compostos pelo líquido permanente, que consiste em uma solução alcalina que tem como função dilatar a cutícula e permitir a penetração do princípio ativo no córtex, e o neutralizante, que neutraliza qualquer solução que tenha ficado no cabelo e também tem a função de religar as pontes dissulfeto.


Alternativas
Alternativa 1:

II apenas.
Alternativa 2:

II e III apenas.
Alternativa 3:

III e IV apenas.
Alternativa 4:

I, II e IV apenas.
Alternativa 5:

I, II, III e IV apenas.

Respostas

respondido por: valeriamdvl2
14

Resposta:

I, II E IV apenas.

Explicação:

Nos alisamentos à base de hidróxido, as ligações dissulfeto não poderão ser religadas, sendo convertidas em lantionina. Páginas 92,93 e 94 Livro Unicesumar Estética capilar e Tricologia.


nara78ms: Obrigada tbm respondi está
Perguntas similares