Descoberta do Sol
Sempre que chovia muito Diba saía para caminhar. Quando chovia pouco também. [...]
Guarda-chuva não era com ela, tão sem graça. Se recusava a usar, até que no seu aniversário de 9 anos um menino que ela gostava tanto deu-lhe um [...] reluzente feito o Sol.
Diba deu uma chance e descobriu que caminhar na chuva usando seu novo presente era divertido.
Em um desses dias [...], saiu a caminhar na companhia do Pingo. Tudo ia bem até virarem na esquina, momento em que [...] parou de chover. Perderam-se. Pingo, serelepe, nunca havia ido tão longe com suas próprias pernas e, mesmo cansado, só queria andar mais. Diba nada reconhecia e, sem saber, se levava para o longe.
Nem se deram por conta quando se encurralaram em um beco, cercados por um grupo de cachorros. [...]
Pingo, valente, latiu [...] e se postou em frente à Diba. [...] Um enorme doberman, com suas orelhas apontadas, se aproximava. [...]
Em um impulso, Diba pensou, “O guarda-chuva!”, agarrou Pingo no colo e abriu seu pedaço de Sol. Em um novo impulso, alçou voo. Primeiro, só olhou para cima, para as nuvens e para o céu. Então viu que os cachorros, as casas e as ruas iam ficando pequenininhos. Já estava lá em cima, bem alto, quando avistou a casa, a padaria, e apontou elas com o dedo. Abriu um sorriso.
Embalados pelo vento, surfaram as ondas do céu. Era como uma boa chuva ensolarada, só que sem se molhar.
Não tardou para aterrissarem1. A família inteira esperava para dar um abraço.
Nesse dia, ao pisar na grama com os pés descalços, Diba descobriu que também gostava dos dias de Sol.
*Vocabulário:
1aterrissarem: pousarem.
( )Essa história tem início quando Diba e Pingo
( )aterrissam e são esperados pela família.
( )ficam encurralados em um beco.
( )saem para caminhar e ficam perdidos.
( )voam utilizando o guarda-chuva
Respostas
Resposta:
( X ) saem para caminhar e ficam perdidos.
Explicação:
No 1° parágrafo é explicado a causa no problema, chuva (que no começo não era um problema), já no segundo fala sobre o personagem principal da história, Diba. Ou seja, nesses 2 primeiros parágrafos foi apenas apresentada a introdução da história.
Após isso, no 3° parágrafo já é o climax e o desenvolvimento, em que a história e suas expectativas começam a aparecer, no 3° o parágrafo, no trecho: "Perderam-se. Pingo, serelepe, nunca havia ido tão longe com suas próprias pernas e, mesmo cansado, só queria andar mais." começa o climax, que é onde a história começa a apertar e os personagens se perdem.
Então vendo este parágrafo e esta explicação, podemos afirmar que é alternativa "D" na qual fala exatamente o climax (ou desespero se preferir) da história.
Espero ter ajudado ^^ Bons estudos!
Essa história tem início quando Diba e Pingo saem para caminhar e ficam perdidos. Assim, faz-se correta a LETRA C.
O começo da história é o momento em que a narrativa se inicia, então o comum é que seja identificado já na introdução do texto. Assim, sempre procure pelo início da história no primeiros parágrafos do texto.
Abaixo está o trecho em que a história começa, com os dois personagens (Diba e Pingo) saindo para caminhar enquanto chovia e se perdendo:
"Em um desses dias [...], saiu a caminhar na companhia do Pingo. Tudo ia bem até virarem na esquina, momento em que [...] parou de chover. Perderam-se."
Note que todos os outros acontecimentos, vistos no desenvolvimento do texto, só foram possível devido a esse ocorrido inicial.
Veja aqui uma questão semelhante:
- https://brainly.com.br/tarefa/28751640
Espero ter ajudado!