Cauã e Inaê são irmãos e vivem na beira do rio. Para ir para a escola, precisam pegar um barco, enfrentar jacarés e se equilibrar na embarcação. Ufa! Não deve ser mole, não. Nas margens do rio Tapajós, muitas pessoas vivem, como eles, pertinho da água.
Quando chega a época das chuvas, a família de Cauã e Inaê precisa abandonar a casa, que fica totalmente alagada. Eles pegam um barco bem grande com a mudança, seguem para o meio da floresta e, ali, improvisam uma moradia. Todo mundo precisa ajudar, é muito trabalho!
No meio desse tumulto todo, Inaê percebeu que esqueceu alguma coisa que não veio na mudança. “Foi Titi”, lembrou. Era o seu jabuti de estimação. Que lástima! Inaê ficou inconsolável. A menina ficou tão triste que seu irmão resolveu achar uma solução para o problema: “vamos buscar Titi!”, disse ele. Será vai dar certo? Embarque com eles nessa aventura.
Identifique no texto uma locução interjetiva e a ideia por ela expressa
ME AJUDEM PFV GNT
Respostas
respondido por:
4
A locução interjetiva que aparece no texto é "Que lástima!", e ela expressa a ideia de dor, tristeza.
A locução interjetiva foi usada para demonstrar como foi triste o fato de Inaê ter esquecido em casa o seu jabuti de estimação, chamado de Titi.
Uma locução interjetiva trata-se de uma expressão equivalente a uma interjeição, sendo composta por pelos menos duas palavras.
Conheça algumas:
- Ora bolas!
- Que legal!
- Se Deus quiser!
- Meu Deus!
Espero ter ajudado!
aquinorayaneee10:
obrigadaaaaaaa!! te amo
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás