• Matéria: Pedagogia
  • Autor: meirinhaarapua13
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o excerto abaixo: No final do século XVI foi elaborado pelos jesuítas o Ratio Studiorum, método de ensino que se expandiu rapidamente por toda a Europa e regiões do Novo Mundo em fase de ocupação, tendo como principal objetivo levar a fé católica aos povos que habitavam estes territórios. O documento final, intitulado Ratio atque Institutio Studiorum Societatis Iesu, compõem-se de trinta conjuntos de regras. Trata-se de um detalhado manual com a indicação da responsabilidade, do desempenho, da subordinação e do relacionamento dos membros dos colégios da Companhia de Jesus de professores a alunos. Além de ser também um manual de organização e administração escolar. Estas normas iriam ordenar as instituições de ensino de uma única maneira, com vistas a permitir uma formação uniforme a todos que freqüentasse os colégios da Ordem jesuítica em qualquer lugar do mundo. O Ratio Studiorum seria a base comum que serviria de suporte de trabalho dos jesuítas e assim, as movimentações dos colégios eram rigorosamente coordenadas pelo método, que estabelecia o currículo do colégio e deveria ser seguido por todas as unidades da Companhia, para garantir a universalidade do trabalho dos mestres espalhados por todo o mundo. O Ratio propunha uma educação integral do homem. Seus preceitos vão além de um simples método de estudo, queriam assegurar aquilo que entediam como “progresso de uma civilização”, atingindo valores e formas de comportamento de comprovada eficácia na vida de uma sociedade. LIMA, D. F. C. F.; PAIVA, J. M. Ratio Studiorum: método pedagógico dos jesuítas. Piracicaba: UNIMEP, 2007, p.03. A partir deste contexto, leia as alternativas a seguir e assinale a correta: Alternativas Alternativa 1: O Ratio Studiorum propunha uma educação integral do homem, por isso foi escrito por Comenius, o pai da didática. Alternativa 2: O método pedagógico dos jesuítas, organizou todas as atividades desenvolvidas no Colégio Dom Pedro II no século XVI. Alternativa 3: O Ratio Studiorum foi um método exclusivamente pedagóg

Respostas

respondido por: natalicristinassouza
26

Resposta:

Opção 5

Explicação:

O método pedagógico dos jesuítas, conhecido como Ratio Studiorum, trata-se de um manual com a indicação da responsabilidade, do desempenho, da subordinação e do relacionamento dos membros dos colégios da Companhia de Jesus no que diz respeito aos alunos nativos que viviam nas Missões.


mariamedrado1: Também respondi essa
respondido por: larissamagrani
13

O método pedagógico dos jesuítas, conhecido como Ratio Studiorum, trata-se de um manual com a indicação da responsabilidade e do relacionamento dos membros da Companhia de Jesus no que diz respeito aos alunos nativos que viviam nas Missões (5).

Os jesuítas, responsáveis pela catequização das tribos indígenas e dos povos africanos na época do Brasil Colônia, representam um marco na educação, embora esta fosse para fins religiosos.

Os padres jesuítas viajam rumo à evangelização católica dos grupos denominados "pagãos" e utilizavam a metodologia de estudo chamada ratio studiorum, que consiste em um manual escolástico de educação tradicional, onde combinava estudos das ciências naturais (matemática e física), ciências humanas (filosofia e literatura), Latim e disciplinas voltadas ao ensino religioso para fins catequéticos.

Link: brainly.com.br/tarefa/23618378

Anexos:
Perguntas similares