• Matéria: Contabilidade
  • Autor: rafaelafng
  • Perguntado 4 anos atrás

Você é consultor de finanças pessoais, e é chamado para auxiliar uma família de quatro pessoas a entender e controlar um pouco melhor os seus gastos. O objetivo da família é economizar para a formatura da filha mais velha. Chega o momento do confronto dos gastos. Você convoca uma reunião para saber como estão as finanças da família: Você fica sabendo que o pai, a mãe e um dos filhos possuem receitas (salários líquidos). E, ao questionar sobre os gastos fixos, percebe que nenhum deles sabe ao certo quais gastos efetivamente realizou.Você constata, diante das informações prestadas e da ansiedade da família, que será necessário criar estratégias para controlar os gastos e economizar. Diante disso, no papel de consultor, realize as seguintes ações: - Insira as receitas e despesas da família na Planilha de Controle. - Sugira ações de controle financeiro e estratégias para a família economizar para a formatura de Júlia.​

Respostas

respondido por: fe943013
6

Resposta:

a) se os gastos forem maiores que o ganho, pode ocorrer de não se conseguir pagar as contas ou adquirir algumas dúvidas, não podendo guardar dinheiro algum para alguma emergência ou projeto.

b)evitando gastos desnecessários, ajudando em algum serviço em casa ou fora que não seja necessário uma mão de obra especializada.

c)(essa pergunta é pessoal de quem vai responder, fica a seu critério)

d)(é pessoal também, mas posso dá exemplos:) pensando bem no que é realmente necessário comprar, ajudar em serviços que não precise de mão de obra especializada, trabalhando dependendo da idade para ajudar nas contas...

e) se mora em apartamento, condomínio, aluguel caso more de aluguel, (internet fixa, tv a cabo, desses o valor não dá para variar como consumo de água e luz)

f) água, luz, gás, se tem veículo( combustível ) e outros como gastos de pouca importância

Explicação:

respondido por: LuanaNovato
6

Resposta:

- Anotar tudo o que é pago no mês, isto é, todos os desembolsos e quando possível, guardar as notas referentes a esses desembolsos.

- Desenvolver uma planilha com duas colunas, uma de débito e outra de crédito. O resultado disso é que ao final de um mês será possível visualizar os gastos reais, o que permitirá desenvolver estratégias mais consistentes de controle e poupança. A planilha também mostra-se importantíssima pelo fato das despesas superarem as receitas (Receitas = $6.400,00 e Despesas = $6.700,00). Os gastos apresentados pela família, são gastos médios, e não foram todos apresentados, isso quer dizer que há um conjunto maior de despesas que devem aparecer quando a família utilizar a planilha desenvolvida para esse controle.

- Cancelar os cartões de crédito ou poderão optar em concentrar os gastos em apenas um dos cartões, mas sem transferir a dívida, devem reduzi-la.

- Os gastos do mercadinho devem se limitar a compras de itens como pão, leite, alguma fruta ou verdura, etc, que no dia a dia são necessários, evitar supérfluos.

- Outros itens a ser reduzido: o consumo de energia, água e telefone. Os pré-pagos podem ter taxas menores. Devem verificar na operadora.

- A família deverá ter duas reservas. Uma para despesas eventuais. Outra para a formatura do filho. Ambas deverão estar em banco e seu depósito deve ser compulsório, isto é, na entrada do salário já será repassado para a conta solicitada. É preciso ter em mente que a reserva financeira é constante e a formatura é eventual, em reunião familiar terão que decidir a prioridade.

- No caso da poupança para a formatura o valor estimado a ser reservado poderá ser de 5% da receita total da família (tendo em vista o salário total da família em $6.400,00, 5% = $320,00 mensais, com um acréscimo da taxa de juros da aplicação (poupança, titulo capitalização, etc). Esse percentual não comprometerá suas obrigações.

Perguntas similares