A jornada de trabalho é uma das primeiras coisas a serem acertadas na contratação de um novo colaborador. Ela é o que determina o tempo em que o funcionário estará à disposição da empresa cumprindo o seu expediente de trabalho. No mercado de trabalho brasileiro existem diversos tipos de jornadas de trabalho, e todas elas são respaldadas pela legislação trabalhista para que não sejam cometidos excessos. Afinal, uma jornada de trabalho vai muito além de saber as horas semanais em que o funcionário deve laborar ou seus horários de entrada e saída. O cumprimento correto dessa jornada é o que determina o valor da remuneração a ser recebida pelo colaborador no final do mês. É por isso que todo profissional de RH deve conhecer as regras da legislação, além de saber identificar qualquer variação de jornada. E o mais importante, saber se a empresa está seguindo todas as exigências da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). FERNANDES, Aline. PONTO TEL, 2020 [online]. Jornada de Trabalho: Tipos e o que a lei diz. Disponível em: . Acesso em: 09 Jul. 2021. Sobre a classificação da jornada, avalie as asserções a seguir. I. A CLT prevê, para empregados comuns, uma jornada diária de trabalho com 12 horas de duração, com 36 horas de descanso até o início da jornada seguinte, respeitando o limite de 44 horas semanais ou 48 horas com as horas extras e 220 horas mensais. PORQUE, II. A escolha de como será a jornada de trabalho é feita pelo empregado. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições falsas. Alternativa 2: A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
wirisson24:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Respostas
respondido por:
23
A respeito da jornada de trabalho definida pela CLT, a resposta correta é a alternativa III) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O regime de trabalho celetista, ou seja, o trabalho formal segue as regras da CLT. Nesse caso, cabe ao colaborador ter registro em sua carteira de trabalho e nela deve constas todas as características do labor do mesmo.
Em relação à jornada de trabalho, a CLT permite que sejam trabalhadas até 44 horas semanais com o acréscimo de 4 horas extras.
Já o turno de trabalho é definido pelo setor de RH, pois deve respeitar os requisitos da função, ou seja, não cabe ao funcionário escolher a sua jornada de trabalho.
Bons estudos!
respondido por:
5
Resposta:
Alternativa
Explicação:
as duas são falsas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás