• Matéria: Biologia
  • Autor: prisjeo
  • Perguntado 4 anos atrás

Um casal procurou a clínica de aconselhamento genético com o intuito de uma terceira gestação: A mulher, de 35 anos, olhos verdes e cabelos lisos castanho claro, aparentemente normal, teve dois filhos com o seu marido, de 38 anos, olhos e cabelo liso castanhos, daltônico. A primeira filha do casal, com 6 anos, é loira com cabelo encaracolado, dos olhos azuis e aparentemente normal. No entanto, o segundo filho do casal, com 3 anos, possui olhos e cabelo liso castanhos, e é portador da Síndrome de Down. O casal quer ter um terceiro filho, mas por possuírem histórico de anomalias genéticas na família, resolveram investigar as probabilidades de terem uma gestação normal. Como você explicaria ao casal a importância em realizar um mapeamento genético de ambos para verificar o cariótipo de cada um deles? E como você pode explicar as diferenças existentes no genótipo e fenótipo do casal e dos seus filhos

Respostas

respondido por: laionealves8
1
Ao fazer um mapeamento do cariótipo o casal pode descobrir se são portadores de mutações genéticas, e qual a chance de terem um filho com alguma doença sendo portador como os pais ou expressá-la. Fazer o mapeamento possibilita essa visualização e uma noção da probabilidade disso acontecer.



A cor dos olhos e dos cabelos são resultados de interação genica quantitativa, ou seja, varia com a quantidade de genes que os pais têm. Ex:

Mãe :

aa bb cc dd Ee

Olhos verdes - 1 dominante

Pai:

aa Bb cc Dd ee

Olhos castanhos - dois dominantes


Filho:

aa bb cc Dd Ee

Olhos castanhos - dois dominantes

Filha:

aa bb cc ee ee

Olho Azul - todos recessivos

Essa mesma lógica ocorre para a cor dos cabelos

Perguntas similares