• Matéria: Psicologia
  • Autor: amandaolopesr
  • Perguntado 4 anos atrás

Machado (2000) trouxe importantes contribuições ao realizar estudos sobre as avaliações psicoeducacionais no Brasil, abordando tanto a incoerência de procedimentos utilizados, quanto os efeitos de práticas inadequadas para as crianças a elas submetidas, o que nos convida a repensar a atuação dos profissionais envolvidos nessa prática, a aplicação de testes (MACHADO, 2000).





Considerando o texto acima e os estudos da disciplina a respeito da Psicologização, avalie as afirmativas abaixo:


I. O termo Psicologização é a utilização de explicações psicológicas para descrever e analisar situações e fenômenos, isolados do contexto social.

II. Costa (1984) pontua que a Psicologização é um processo que está presente no cotidiano escolar brasileiro desde o movimento higiênico-pedagógico dos séculos XVIII e XIX.

III. No sistema educacional, a Psicologização traz a ideia de que as emoções são prejudiciais à aprendizagem, considerando como portadoras de distúrbios emocionais as crianças que não se adaptam a escola.

IV. As elevadas queixas e encaminhamentos ao sistema de saúde, independem da ressignificação da prática pedagógica, pois nossos alunos são mais difíceis e agressivos, conforme constatado pelos professores e profissionais da saúde.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: antoniasmoteiro
7

Resposta: alternativa 5

I,ll,lll e lV

Explicação: Página 77,78 do livro Estudo Sócio-historico e neuropsicológico da medicalizacao infantil


mekeyjhulia07: também marquei a 5 I, II, III, IV
daurinhaadonai: leem direito o livro... a alter. é a 4,ou seja l, ll, lll,,pag 77 78,te ajudou??
laistamile: Coloquei a 5 também. Porque a questão 4 está correta, ela está dizendo que o fato de haver elevadas queixas e encaminhamentos ao sistema de saúde, independem da ressignificação da prática pedagógica, ou seja, as crianças que não se adaptam não são necessariamente portadoras de distúrbio e são entituladas assim por professores ou profissionais da saúde...pois nossos alunos são mais difíceis e agressivos, conforme constatado pelos professores e profissionais da saúde.
laistamile: Logo entendemos que a questão são diagnósticos dos profissionais não necessariamente o comportamento da criança...
Anônimo: faço trabalhos academicos, chama. cobro barato 41 98507-8389
respondido por: viniciusrm19
0

O termo psicologização foi criado para aumentar a relevância da Psicologia como formas de explicar fenômenos, mas de forma negativa, atribuindo as emoções como aspectos ruins. Alternativa 5: I, II, III e IV.

Psicologização

A psicologização foi um termo criado entre os séculos XVIII e XIX, estando alinhado com o movimento higiênico-pedagógico, mas que trazia a concepção de que as emoções eram ruins e prejudiciais.

O avanço das tecnologias, na verdade, observou que este termo estaria cunhado de forma errônea, quando na verdade, a Psicologia sempre buscou compreender o comportamento humano e suas individualidades.

Mais sobre psicologização: brainly.com.br/tarefa/52403067

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares