• Matéria: ENEM
  • Autor: edgabarito321
  • Perguntado 4 anos atrás

(PUC-MG)

Homens e mulheres bons nunca desejariam a guerra, que deve, por isso, resultar apenas de mal-entendidos mútuos, ou do domínio da ignorância, ou, ainda, de mentes bárbaras dominantes no processo político decisório. Indivíduos essencialmente racionais jamais poderiam recorrer à guerra, pois esta não é um instrumento racional de realização da política externa, e não poderia ser usada para alcançar as metas tradicionalmente associadas a ela. Isso posto, a Primeira Guerra Mundial foi simplesmente inútil […] visto que tal conflito resultou da ação de líderes nacionais que tinham se tornado prisioneiros de um processo irracional, levando, inevitavelmente, à guerra. […] A nova matéria das relações internacionais deve, portanto, encontrar o melhor caminho para tornar os líderes cônscios da natureza inútil da guerra, ou, se isso falhar, apelar diretamente para as preocupações das populações.

Traduzido e adaptado de Martin Hollis e Steve Smith. Explaining and understanding international relations.

Quando se amplia a análise exposta, acerca da Primeira Guerra Mundial, para uma dimensão atemporal, é possível afirmar, exceto:

a) A falta de sensibilidade e a vaidade pessoal de alguns líderes, ignorando, muitas vezes, a opinião pública, lançam a humanidade em um processo de miséria e destruição.

b) As soluções bélicas, apesar do elevado custo material e humano, garantem a consolidação da segurança coletiva, mostrando-se eficazes na manutenção da paz.

c) A guerra representa a negação dos princípios da racionalidade e civilidade definidores da condição humana, caracterizando-se por uma regressão à situação de barbárie.

d) O desfecho das guerras, independentemente da vitória ou derrota das partes envolvidas, é sempre questionável, pois acaba acirrando os ódios e fomentando o revanchismo.

JUSTIFICATIVA: A alternativa b é a única incorreta. As guerras não garantem a segurança coletiva, causando, ao contrário, imensos sacrifícios humanos. Além disso, não são eficazes na garantia da paz porque geram ódios e ressentimentos nos derrotados.

Respostas

respondido por: anamanoelad
0

Resposta:

letra B As soluções belicas...Mostrando-se eficazes na mantenção da Paz

Explicação:

Perguntas similares