Em 1850, o Brasil tinha dois milhões de escravos. Na Europa, a revolução industrial passou a exigir cada vez mais mão-de-obra, que se tornou escassa. Por outro lado, a mão-de-obra livre do país não servia aos propósitos da plantação cafeeira. A solução preconizada então foi a imigração européia. Começam a criar, na época imperial, colônias de imigrantes, trazidos com a convicção de uma natural superioridade da raça com uma ética própria para o trabalho. Em 1824, foi criada a primeira colônia alemã em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
Respostas
Resposta:
Em 1850, o Brasil tinha dois milhões de escravos. Na Europa, a revolução industrial passou a exigir cada vez mais mão-de-obra, que se tornou escassa. Por outro lado, a mão-de-obra livre do país não servia aos propósitos da plantação cafeeira. A solução preconizada então foi a imigração européia.
Os imigrantes europeus que vieram para o Brasil a fim de substituir a mão-de-obra escrava, firmavam um contrato de parceira, onde existia a venda de seu trabalho futuro, através da aquisição de dívidas com o transporte, passagens, e inúmeras outras despesas com os contrantes.
A imigração europeia para o Brasil encontrava dois cenários favoráveis: a abolição da escravidão, e a Revolução Industrial em seu continente de origem, que causava desemprego e consequente desespero para a grande massa produtiva europeia.
Havia ainda no Brasil, um preconceito relacionado a ocupação de postos de trabalho que antes eram ocupados pelos escravos, e desse modo, os patrões poderiam pagar menos para aqueles que estavam necessitando da oportunidade, e que se dispunham a trabalhar.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/29329461
Bons estudos!