• Matéria: Geografia
  • Autor: dudinha3138
  • Perguntado 3 anos atrás

explique o que foi a política do Big Stick e arelacione com o imperrialismo estadunidense?????

Respostas

respondido por: isabella124797
0

Resposta:

O Big Stick (grande porrete) foi uma frase de efeito usada para descrever o estilo de diplomacia empregada pelo presidente norte-americano Theodore Roosevelt, como corolário da Doutrina Monroe, a qual especificava que os Estados Unidos da América deveriam assumir o papel de polícia internacional no hemisfério ocidental.  

As intenções desta diplomacia eram proteger os interesses econômicos dos Estados Unidos na América Latina. Estas idéias levaram à expansão da U.S. Navy e a um maior envolvimento nas questões internacionais. Tudo isso levou à Diplomacia do Dólar, que se seguiu à administração Roosevelt e que pode ser encarado como uma versão tardia da Diplomacia das canhoneiras.

Explicação:


Anônimo: Isabela
Anônimo: responde:(
Anônimo: nn tá dando pra mim responder vc no Hangouts
respondido por: ar7523217
1

Resposta:

A política do Big Stick é uma referência ao estilo do presidente norte-americano Theodore Roosevelt (1858 - 1919) de resolver conflitos diplomáticos.

Em discurso ocorrido em 1901, durante uma feira em Minnesota, o presidente usou um provérbio africano que afirma: "com fala macia e um grande porrete, você vai longe".

Foi essa a maneira encontrada pelo presidente norte-americano de evitar conflito e mostrar o poderio militar. O estilo de negociação diplomática foi exposto ao referir-se aos países sul-americanos, assolados pelas dívidas com a Europa.

principal episódio ocorre na cobrança da dívida pela Alemanha contra a Venezuela em 1900. Diante da ameaça de moratória após 24 meses de negociação, a Alemanha cercou cinco portos e bombardeou a base costeira venezuelana em 1902.

Doutrina Monroe

A ação alemã violava os preceitos da Doutrina Monroe, promulgada em 1823, que prevê o impedimento da invasão dos países americanos por europeus.

No caso da Venezuela, os Estados Unidos interviram diretamente e encaminharam navios para a região, evitando a guerra. Alemães e venezuelanos terminaram por negociar a dívida.

Com apoio do Congresso, o presidente conseguiu reforçar a frota de navios de guerra sob o argumento que a demonstração de força reflete de maneira positiva nos assuntos internacionais.

Diante do desfecho, Roosevelt publicou em 1904 uma emenda à Doutrina Monroe, prevendo que os EUA pode em caso de impotência das nações ameaçadas, intervir diretamente nos assuntos de política internacional.

Explicação:

me da melhor resposta so pra eu subir de  nível

Deixe bem completo

Meia resposta não é resposta ;-)

Perguntas similares