• Matéria: Artes
  • Autor: ryanalexandrebr
  • Perguntado 4 anos atrás

Considerando A Arte e Burguesia ao longo do século XIX, avalie as afirmativas abaixo.



Ao longo do século XIX, diminuiu a influência da igreja e também dos governos imperiais sobre a produção artística. Os patronos das artes passaram a ser a burguesia capitalista e as academias (estabelecimentos de ensino superior de ciência ou arte), mantidas pelo governo.


Na imensa maioria das vilas e povoados do Brasil colonial, vigorou o modelo formal de urbanização de raízes helênicas, preferido pelos europeus, com seus arruamentos amplos e regulares, acompanhando as curvas dos rios e reservando aos monumentos religiosos ou civis de maior destaque áreas planas de fácil acesso.


Ao longo do século XIX, nos salões de arte, os artistas mostravam seu trabalho, podendo conquistar prêmios, atrair compradores e receber novas encomendas. A crítica da arte, da propaganda por jornais e revistas, adquiriu o poder de construir ou destruir a reputação de atores, reverenciadas como alimento para o espirito.


Apesar da alta qualidade estética dos conjuntos urbanos, a maioria das construções civis, quando focalizadas individualmente, apresentam padrões arquitetônicos simples e pouco diversificados, seguindo os padrões tradicionais da época.


A França consolidou sua posição como referência estética para o mundo. De 1852 a 1879, bairros da Paris medieval, com suas ruelas tortuosas, forma demolidos para a implantação de um traçado urbano moderno projetado pelo barão Haussmann (1809-1891), prefeito responsável pela reforma da cidade.









( )Apenas I e II estão corretas.



( ) Apenas I, II e V estão corretas.



( ) Apenas II e IV estão corretas.



( )Apenas I, III e V estão corretas.

Respostas

respondido por: 13246579810
1

Resposta:

5

Explicação:

5

Perguntas similares