1. Os exercícios da musculação envolvem a manipulação de pesos, séries, repetições e pausas. Desta forma, as rotinas de treino na musculação devem ser elaboradas com base em seis princípios: da especificidade, da sobrecarga progressiva, da individualidade, da variabilidade, da manutenção e da reversibilidade. Nesse sentido, descreva sobre cada um desses seis princípios.
Respostas
Resposta:
QUESTÃO 1 (Pág. 27 Poligrafo da Unicesumar atividades de academia)
Princípio da Especificidade: Significa treinar de forma específica para produzir os efeitos específicos desejados.
Princípio da sobrecarga progressiva: É o contínuo aumento da intensidade do treino, ajustado de acordo com a adaptação do músculo ao estímulo dado, por meio do aumento na carga levantada, no número de repetições ou séries realizadas, ou ainda, na diminuição do tempo de descanso entre as séries.
Princípio da individualidade: os programas de treinamento devem ser elaborados respeitando e considerando as necessidades específicas ou os objetivos e habilidades dos indivíduos.
Princípio da variabilidade: A adaptação do corpo, frente ao estímulo produzido pelos programas de treino, geralmente, cria um platô no processo evolutivo, que é quebrado apenas por novos estímulos.
Princípio da manutenção: Ao ser alcançado o objetivo do treinamento, esse pode ser mantido apenas com um programa voltado para a preservação das adaptações.
Princípio da reversibilidade: Quando um o programa de treinamento resistido é interrompido ou não é mantida uma frequência ou intensidade adequada, as adaptações na forca ou na hipertrofia, respectivamente, retornam à condição inicial ou deixam de progredir.
Explicação: