Segundo Zabatiero (2016), o apóstolo Paulo usa a expressão “comunhão do Espírito Santo” duas vezes (2Co 13.13 e Fp 2.1) para apresentar a ideia de que o papel do Espírito Santo é tornar-nos filhos de Deus, que vivemos como uma família, participando da mesma experiência salvífica trinitária. Leia as afirmativas a seguir relacionadas a ênfase dos dois textos bíblicos citados, sobre o papel do Espírito Santo como elemento agregador da Igreja:
I. A ênfase recai na experiência comum do Espírito como o fundamento para a unidade da Igreja local ameaçada de divisão.
II. A ênfase recai no fato de que a graça do Senhor Jesus e o amor de Deus só podem ser experimentados mediante a nossa participação no Espírito Santo que os concretiza na história humana.
III. A ênfase recai no fato de que mesmo onde se verifica uma divisão da igreja local é possível vivenciar a experiência da atuação direta do Espírito Santo.
IV. A ênfase recai no fato de que o individualismo pode ser vivenciado também como experiência espiritual mediante a ação do Espírito Santo.
É correto o que se lê em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Alternativa 1, apenas I e II estão corretas.
Explicação:
Pagina 148 do Livro Teologia Bíblica Unicesumar
respondido por:
0
Resposta:
I e II, apenas
Explicação:
Com relação a II Co 13,13, a ênfase recai no fato de que a graça do Senhor Jesus e o amor de Deus só podem ser experimentados mediante a nossa participação no Espírito Santo que os concretiza na história humana. Já em Fp 2,1 a ênfase recai na experiência comum do Espírito como o fundamento para a unidade da Igreja local ameaçada de divisão.
Página 148 - Teologia Bíblica - Unicesumar
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás