• Matéria: História
  • Autor: luuhmartins45634
  • Perguntado 3 anos atrás

1 – Explique como os (as) escravizado (as) podiam comprar suas alforrias na sociedade rural do Nordeste dos séculos XVI e XVII e na sociedade mineradora das Minas Gerais do século XVIII.
* 2 – Identifique e descreva como as mulheres escravizadas podiam obter a desejada alforria. *
3 – Por meio do que aprendeu com o texto, em sua opinião, você acha que era mais difícil as mulheres escravizadas ou para os homens escravizados conseguirem a alforria? Justifique sua resposta.
* ANALISE O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES 04 E 05.
4 – De acordo com esse censo de 1804, os (as) libertos (as) desempenhavam atividades econômicas diferentes da época em que eram escravizados?
* 5 – Se você respondeu não à questão anterior, mesmo assim podemos considerar que houve ascensão social? Por quê?
* LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO 06.
6 – Qual a importância das irmandades católicas, no Brasil Colônia, para os escravizados e forros? *

Pet 3 semana 2 de História 1° ano Ensino Médio.

Anexos:

Respostas

respondido por: leticiasantos1972
196
1) Através da Brecha Camponesa, os escravizados começaram a obter mais direitos com a criação de normais legais. Com a obtenção disto, eles juntavam o dinheiro para adquirir a alforria para si ou para algum familiar.

2)A Alforria Era Dada Pelo Senhor À Uma Mulher Escravizada,Que Passava A Viver Com Ele e Que Com Ele Tinha Filhos Que,Se Nascessem De Mãe Que Não Tivesse Sido Alforriada,Não Nasciam Livres,Mas A Alforria Podia Ser Dada A Eles Pelo Pai Em Qualquer Momento De Suas Vidas.

3) os escravos tiveram uma chance de conseguirem sua liberdade.É importante descrever que, geralmente, o escravo conseguia a sua carta de alforria depois de juntar muitos trocados, dinheiro e ouro roubado nas minas onde tinham que trabalhar.

4)O Censo,feito em 1872,foi realizado com sucesso como parte das políticas inovadoras de D.Pedro II.O Resultado Foi O Registro De 10 Milhões De Habitantes,Onde A População Escrava Correspondia A 15,24% Desse Total.Os 10 Milhões De Pessoas Estavam Distribuídos Em 21 Províncias,Sendo Cada Uma Subdividida Em Municípios Que,Por Sua Vez,Eram Divididos Em Paróquias.Ao Todo,Eram 1.440 Paróquias,As Unidades Mínimas De Informação,Que Serviram De Base Para O Mapa Disponibilizado.

5) Numa sociedade industrial moderna, estratificada conforme as profissões e com classes sociais definidas conforme a renda, a mobilidade vertical ocorre quando, por meio da ascensão profissional, o indivíduo consegue mover-se de uma faixa de renda para outra.

6) Para os escravos, as irmandades representavam uma cultura católica absorvida e resignificada. Com isso, cada irmandade escolhia um santo protetor específico, criando assim uma série de práticas de devoção daqueles santos, como o calendário de festas.


Espero Ter Ajudado!!!❤️

Azaradaa: obg
Niiiicooly: a braba tem nome
sophiavalentinademou: mano muito obgd não te xonc
sophiavalentinademou: mano muito obgd não te conheço mas te amo muito já, tu tem um lugarzinho aqui no meu coração
Crislaineraissa543: Bom diaa!
Crislaineraissa543: povo sem noção
Crislaineraissa543: Muito obrigada
bbvgf11542: e so eu que estou criando varias contas para ver as respostas ? k k k k k k
richardafilhado: Não
jupriscleudoanel666: vcs tão levando a sério, a matéria de História! todo mundo achando ouro aqui !
respondido por: nataliafransantos
98

1) Os escravizados podiam comprar sua alforria no Nordeste colonial quando recebia dos seus senhores pequenos lotes de terra para a produção agrícola. Através da venda de produtos que eram produzidos nestas terras, havia a possibilidade de juntarem dinheiro para a compra da alforria.

Na sociedade mineradora, um escravo poderia encontrar uma grande quantidade de ouro u diamante, fugir e vender para os contrabandistas e assim conseguir dinheiro para a sua alforria.

2) As mulheres escravizadas podiam obter a alforria quando a escravizada passava a ter um relacionamento íntimo com o seu senhor, tendo filhos com eles. Nem sempre este tipo de relacionamento era consensual e na maioria dos casos, ele acontecia por meio da violência.

3) As mulheres escravizadas tinham mais chances de conseguir sua alforria através do meio doméstico e caso os homens estivessem inseridos no trabalho da mineração, poderia haver possibilidades de conseguir a sua liberdade através do contrabando du ouro ou diamante.

4) Os libertos desempenhavam as mesmas atividades da época em que eram escravizados. Eles desempenhavam as atividades de faiscadores, alfaiate, fazendeiros, vendedores, quitandeiras e outros.  

5) Houve uma pequena ascensão social, já que os escravizados saíam de uma condição de ser uma mercadoria para se tornarem relativamente livres. Era muito difícil, mas caso houvesse a possibilidade de conseguir uma melhor oportunidade de trabalho poderia conseguir ter uma vida diferente da época em que era escravizado.

6) As irmandades católicas no Brasil colônia utilizavam parte dos seus recursos para a compra de alforrias e alguns dos seus membros. Promoviam também momentos de confraternização entre os escravizados.  

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/35155207

Anexos:

kamillydandara: muito obrigada ❤
marceloqqqq: Fui atraz de cobre e encontrei foi ouro
brendarodriguesmonso: Nossa
gabriel6142544: NUSSS PASSO TODAS DE UMA VEZ VLW
12345assss: mono hj eu vim pra escola penssando q n ia dar tmpo d fazer nada mas eu pesquizo uma pergunta sai é o pet INTERINHO , o DEUS q é bom
anabarbarafernandes9: noss, vlw msm viu
Perguntas similares