1) Na década de 1960, em meio a todo contexto de turbulência política causada pela Ditadura Militar, os artistas plásticos brasileiros... A soma das afirmativas que melhor completam a frase é:
A) buscavam expressar por meio de suas obras uma poética voltada à liberdade de expressão e à conquista da democracia.
B) diferentemente dos músicos, eram contrários a qualquer produção que tentasse burlar a censura.
C) exploravam temáticas sociais, inserindo em seus trabalhos elementos da cultura popular brasileira.
D) recusavam qualquer influência estrangeira, como forma de se posicionar contra o Regime.
Respostas
Resposta: ( A) espero ter ajudado se não ajudei muito desculpas :)
Explicação:
Em 2 de abril de 1964, os militares, apoiados pelos Estados Unidos, derrubaram o governo de João Goulart e tomaram o poder. Estava instaurada a Ditadura Militar no Brasil. Milhares de pessoas foram agredidas, torturadas e assassinadas. Outras milhares desapareceram. Sob o pretexto de redemocratizar o país, limpando-o da escória, como comunistas e outros seres pensantes (possíveis ameaças à ditadura), inaugurou-se um período de terror (e vergonha) nas terras tupiniquins.
Um grupo que se destacou na luta contra a opressão foi o dos artistas: atores, músicos, cineastas, artistas plásticos, poetas, escritores... Cada um contribuía com o que melhor sabia fazer, questionando os fatos e informando a população, apesar de censurados pelos órgãos opressores. E, como bons artistas, os músicos populares brasileiros descreveram os horrores da ditadura nos mínimos detalhes. Descrições que perpetuam até os dias atuais, trazendo à tona toda a covardia aplicada contra nosso povo, e que não nos deixam esquecer todas as atrocidades cometidas contra nosso país.