quais caminhos para a sociedade devemos ser trilhados para q haja o equilibrio entre desenvolvimento sustentável e desenvolvimento economico?
Respostas
Resposta:
agora faz a sua parte
a
egurança das operações e investimentos de mais R$ 145 milhões em projetos e doações para a sociedade refletem a atuação socioambiental da companhia no último ano.
Em um ano marcado pela pandemia de Covid-19 e suas consequências, conseguimos obter resultados econômicos positivos e, ao mesmo tempo, ampliar nossos compromissos com a sustentabilidade, avançando em indicadores ambientais e sociais e apoiando a luta contra os efeitos da pandemia na sociedade brasileira. As informações referentes ao desempenho operacional, econômico, social, ambiental e de governança da companhia estão compiladas no Relatório de Sustentabilidade 2020, publicado nesta quinta-feira, 1/4.
“A performance da Petrobras num ano extremamente desafiador revela nossa busca incessante do objetivo dual de maximizar o retorno para o acionista e para a sociedade”, destacou o presidente Roberto Castello Branco. O documento detalha o nosso apoio a ações da sociedade para o enfrentamento à Covid-19, por meio da doação de testes, materiais hospitalares e de higiene, combustível para ambulâncias e veículos hospitalares e alimentos para famílias de baixa renda. Também realizamos doações financeiras para projetos científicos de combate à pandemia e cedemos capacidade computacional para suportar esforços de pesquisas. As doações em resposta à Covid-19 e a outras situações de calamidade no Brasil – como as enchentes nos estados de Minas Gerais e no Espírito Santo, incêndios no Pantanal e apagões no Amapá - somaram, em 2020, a quantia de R$ 25,5 milhões, doadas por nós e nossas participações societárias, além de gastos para realizar a gestão desses projetos.
A preocupação com a saúde dos empregados também é um dos destaques do relatório. Em 2020, a taxa de acidentes registráveis por milhões de homens/hora alcançou 0,56, um novo benchmark para a indústria de óleo global, e não ocorreram fatalidades nas operações.
No capítulo dedicado às mudanças climáticas, reportamos os avanços obtidos em 2020 – como a redução das emissões absolutas de gases de efeito estufa em 5% em comparação com 2019, consolidando o perfil de queda ao longo dos últimos anos. Atingimos 97% de aproveitamento de gás (IUGA - índice de utilização de gás associado) na área de E&P e reinjetamos cerca de 7 milhões de toneladas de CO2 separado do gás produzido nos campos de pré-sal, alcançando um total acumulado de 21,4 milhões de toneladas reinjetadas desde 2008.
No segmento de refino, o destaque é a melhoria contínua do indicador de intensidade em carbono, com uma redução de 3,6% em relação ao ano anterior. Além disso, foi criado o programa Biorefino 2030, que prevê projetos para a produção de uma nova geração de combustíveis, mais modernos e sustentáveis, como o diesel renovável e o bioquerosene de aviação. Em julho de 2020, foram concluídos os testes em escala industrial para a produção do diesel renovável por coprocessamento de óleo vegetal com diesel fóssil na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.