4) Analise as afirmativas a seguir sobre a Pop Art brasileira, depois marque as corretas. A) Apresentou-se de forma totalmente diferente da Pop Art estadunidense. B) Com frequência, os artistas utilizavam materiais alternativos e reaproveitados em suas obras. C) A denúncia contra a violência e a tortura vividas durante o período era uma constante nas produções desse movimento. D) Artistas considerados representantes desse movimento são: Antônio Dias, Claudio Tozzi, Rubens Gerchman, Wesley Duke Lee e Aguilar.
Respostas
Resposta:
O Pop Art foi um movimento artístico que teve início nos anos 50, inicialmente na Inglaterra e Estados Unidos, como uma forma de reação ao expressionismo abstrato. O termo é uma abreviatura de Popular Art, dada pelo crítico inglês Lawrence Alloway, ao caracterizar aquela arte que se iniciava com destaque, principalmente na publicidade, anúncios e revistas.
Ao contrário do que muitos pensam, o pop art não significava manifestações artísticas realizadas pelas classes mais populares da sociedade, e sim uma interpretação por parte dos artistas sobre a cultura popular. Para isso, eles utilizavam elementos da cultura de massa para criticar a sociedade consumista que começava a crescer naquele período.
O pop art deixou um importante legado até os dias atuais e pode ser visto, por exemplo, no grafismo, design, quadrinhos e também na moda. Já foi, inclusive, inspiração para grandes grifes como Tom Ford, Prada, Valentino, Kenzo, entre outras.
Características
O uso de imagens da cultura popular nos anúncios publicitários, histórias em quadrinhos, desenhos de revista, fotografias, latas de refrigerante, embalagens de alimentos, entre outros, eram as bases para as criações artísticas do pop art.
A repetição de uma mesma imagem várias vezes em cores diferentes, vivas e inusitadas era outra marca desse estilo artístico, que tentava dar um tom irônico às mensagens transmitidas pelas obras.
Também destacavam-se como as principais características:
- Mistura de pintura e objetos reais na composição da obra;
- Uso da técnica silk-screen ou serigrafia, que consiste na impressão de texto ou figura em uma superfície com tinta vazada;
- Obras com temas como sociedade de consumo, fama, sexualidade e industrialização;
- Imagens de personalidades e pessoas de destaque nas obras.
Pop Art na Inglaterra e Estados Unidos
O precursor do pop art foi o grupo de artistas ingleses denominado Independent Group (IG). Fundado em 1952, no Instituto de Arte Contemporânea de Londres, esse grupo era formado pelos artistas Eduardo Paolozzi, Laurence Alloway, Reyner Banham, Smithson e Richard Hamilton. Eles inovaram ao utilizar em suas obras novos meios de produção gráfica como uma forma de levar a arte para todas as camadas da sociedade.
O grupo se desfez em 1956, após a exibição da mostra “This is Tomorrow”, em Londres. Na ocasião, Richard Hamilton apresentou a colagem “O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes”, considerada uma das primeiras obras do pop art.
Nos Estados Unidos, diferente do que ocorreu na Inglaterra, os artistas começaram os trabalhos do pop art de maneira isolada. Somente em 1963 aconteceram as primeiras exposições com obras de arte que possuíam características desse movimento, a partir de material publicitário. Foram elas: “Arte 1963: novo vocabulário” e “Os novos realistas”.
Os artistas americanos que se destacaram no pop art foram: Andy Warhol, Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg, Tom Wesselmann, além de Robert Rauschenberg, Jasper Johns, entre outros.
Explicação:
Bons estudos