• Matéria: História
  • Autor: DudaGhostHYU
  • Perguntado 3 anos atrás

2 – Cite e explique as formas de resistência dos escravizados no Brasil.
Forma de resistência Explicação
ME AJUDEMMMM, PRECISO ENTREGAR HOJEE

Anexos:

lorraineamaisgata: moro no brasil e vcs?
danielhenriquehs2008: Moro no Acre
beatryzrkenned: España
beatryzrkenned: Hablo español ❤️
moreiraalmeidalara80: Oi...
beatrizdiasdarocha63: Inglaterra mais sou do Brasil
lucass385: Moro in portugal
mariamadalenapedro33: Eii
laviniaeduarda210520: Eu sou do Brazil msm
lorraineamaisgata: o moça tu coloca bem de vagarim

Respostas

respondido por: jv0072597
50

Resposta:

Explicação:

Os documentos mostram que a fuga e os quilombos não eram as únicas formas de resistência dos negros perante a escravidão: rebeliões, assassinatos, suicídios , revoltas organizadas também fizeram parte da história da escravidão no Brasil.

Das revoltas históricas, a mais conhecida foi a dos Malês, em Salvador. Essa revolta foi tão significativa que na correspondência de pessoas importantes da Corte, no século XIX, constantes do acervo da Biblioteca Nacional, há diversas menções a ela. Havia o medo de que novas revoltas como aquela transformassem o Brasil numa "anarquia." Os Malês, como se sabe eram um grupo étnico numeroso, já islamizado, que tinha capacidade de se organizar até mesmo nas senzalas.

Há ainda, no acervo da Biblioteca Nacional uma bela coleção de imagens que documentam os castigos impostos aos escravos fujões.Essa iconografia retrata a crueldade dos castigos infligidos àqueles que buscavam apenas sua liberdade.

Na luta pela liberdade, nem sempre os negros eram vítimas, algumas vezes, eles eram os algozes. Num dos documentos é relatado o assassinato de um capitão-do-mato pelos negros de uma fazenda.

PARCEIROS


oliveiraisaquenaruto: vlw obg
oliveiraisaquenaruto: vlw
oliveiraisaquenaruto: obg
oliveiraisaquenaruto: obgg
oscarinaferreira628: onde tá a forma de resistência??????
D4rkzin2034473626454: cadê a forma de resistência amg?
arthurmiguellp9: Eu acho que o cara esqueceu de colocar a forma
beatryzrkenned: buen día
beatryzrkenned: Cómo están ustedes
fernandap357: Valeu cara , eu acho
respondido por: martinkoliveira
110

As formas de resistência dos escravizados no Brasil foram várias, podendo partir de forma individual ou coletiva. Alguns exemplos eram:

  • Revoltas contra os senhores de engenho. onde os escravos se organizavam para atacar os seus donos, seja por um confronto direto ou não.

  • Planejamento de fugas, onde os escravos pensavam em hipóteses de fugir dos locais em que habitavam para conseguir liberdade;

  • Recusa em trabalhar ou realizar o serviço de maneira ineficaz, que eram formas de resistir ao trabalho forçado em que eles submetidos.

  • Formação de quilombos, que eram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes como forma de resistência à escravidão, pois se tratavam de escravos que haviam fugido em busca da liberdade. No Brasil, foram construídos diversos deles, sendo o mais famoso o Quilombo dos Palmares.

O funcionamento dos quilombos se dava pela tradição dos escravos fugidos que neles habitavam. Diversas atividades eram realizadas, como agricultura, manejo de animais, exploração de minério, entre outras.

Nesses espaços, os negros aproveitavam a condição de homens livres. Ou seja, podiam praticar os diversos componentes de sua cultura e tradição, como suas religiões, suas danças e suas músicas.

Veja mais sobre os quilombos em:

https://brainly.com.br/tarefa/3162105

Anexos:

ildenisedomingos: Vlw
nayanecristina47: Arrasou ❤❤
martinkoliveira: tamo junto! :)
28082007: Podia abreviar Por a
28082007: Tu e co rno mas valeu
martinkoliveira: Olá, formas de resistência dos escravizados no Brasil foram: Revoltas contra os senhores de engenho; Planejamento de fugas; Recusa em trabalhar; Formação de quilombos.
fernandap357: Arrasou parabéns
fernandap357: Me ajudo muito
fernandap357: Sinseramente melhor resposta
fernandap357: Que comentários mais sem noção
Perguntas similares