Afirma Carreira (1982, p. 358) que a melhor maneira de julgar a historiografia e a ideia de história da Antiguidade Oriental não é comparando-as com as clássicas ou as modernas, mas enquandrando-as no seu ambiente cultural e nos pressupostos essenciais de qualquer atividade historiográfica. Diante disso, escolha a afirmação que se relaciona com a citação apresentada.
A.
A História Antiga merece um tipo próprio de resgate da memória, principalmente, porque não há uma definição precisa ou conclusiva sobre o termo, nem tão pouco existem metodologias específicas para coletar dados nos documentos históricos mitológicos.
B.
As vertentes historiográficas da Antiguidade e suas abordagens de estudo, compreendem como os historiadores da antiguidade tornaram manifesta aquelas sociedades e aqueles povos sob o prisma da História Cultural.
C.
As metodologias adotadas que demostram as relações de poder e a construção dos elementos simbólicos e institucionais da historiografia da História Antiga, nas perspectivas do corpo, da arte, da cozinha, das doenças, da sexualidade e da mulher.
D.
É necessário pensar outra linha do tempo e outras abordagens que possibilitem observar a fluidez desses mundos, a plasticidade das definições de antiguidade e o trânsito de influências culturais de todas as civilizações antigas.
E.
A historiografia da Historia Antiga do mundo oriental deve ser analisada na perspectiva da própria história dos povos que a constituíram, tomando por base a sua própria cultura, fatos e acontecimentos, sem tentar parametrizar por nosso contexto ocidental.
Respostas
Resposta:
E
Explicação:
A historiografia da história antiga do mundo oriental deve ser analisada na perspectiva da própria história dos povos que a constituíram, tomando por base a sua própria cultura, fatos e acontecimentos, sem tentar parametrizar por nosso contexto ocidental. Não se refere a não ter uma definição precisa sobre o termo “história antiga”, assim como, não trata sobre as vertentes historiográficas da Antiguidade e suas abordagens de estudo. Ou sobre as metodologias adotadas que demostram as relações de poder e a construção dos elementos simbólicos, também não sobre refletir outras abordagens que possibilitem observar a fluidez desses mundos. A questão principal é pensar sobre as diferenças historiográficas tanto da história antiga ocidental como da oriental.
Resposta:
D
Explicação:
No Egito, apesar de a sociedade ser regida pelos homens, as mulheres também exerciam um papel importante, colaborando com a manutenção da ordem social, política e religiosa.