Ernest Rutherford foi um cientista conhecido como o pai da física nuclear. Entre os seus experimentos mais importantes, está o bombardeamento de uma folha de ouro com partículas alfa, evidenciando que algumas dessas partículas atravessavam a folha de ouro e que outras eram refletidas em ângulos não possíveis de acordo com os modelos atômicos vigentes na época. Essas observações o levaram a postular um novo modelo atômico, que, hoje em dia, leva seu nome. A principal novidade proposta por esse modelo é o(a) a) spin eletrônico. b) indivisibilidade do átomo. c) energia eletrônica quantizada. d) conceito de orbitais eletrônicos. e) átomo formado por núcleo e eletrosfera.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: E
Explicação:
Antes do modelo de Rutherford, o modelo no qual se acreditava era o modelo de Thomson, conhecido como "Pudim de Passas/Ameixas", no qual se via o átomo como uma esfera composta por prótons e elétrons incrustados.
Com o advindo do modelo de Rutherford, passamos a considerar que o átomo é composto por um núcleo, onde há prótons e nêutrons, e a eletrosfera, onde há os elétrons.
Espero ter ajudado :)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás