Copio no caderno o quadro a seguir complete estabelecendo comparações entre as duas conjuração as ocorridas na América portuguesa conjuração Mineira conjuração baiana período objetivos e consequências
Respostas
Resposta:
Ao longo do século XVIII, observamos o desenvolvimento de diversas situações de conflito envolvendo os colonos brasileiros e a administração metropolitana. Nessa época, a ampliação dos impostos, o rigor da fiscalização decorrente da exploração aurífera e a decadência do açúcar foram alguns dos motivos que cercaram a ocorrência dessas revoltas. Para alguns, isso indica o desenvolvimento de um processo que contribuiu para o processo de independência brasileiro.
Mesmo parecendo plausível, devemos assinalar que o reconhecimento de um processo se torna um tanto quanto complicado ao analisarmos a natureza e as diferenças que marcaram cada uma dessas rebeliões coloniais. Entre outros casos, podemos notar que a contraposição entre a Inconfidência Mineira de 1789 e a Conjuração Baiana de 1798 oferece ricos dados na compreensão dessas diferenças que vão contra a ideia de um processo em desenvolvimento.
^-^
Resposta:
Conjuração Mineira
Local e Data: 1789, na antiga Vila Rica (atual Ouro preto)
Situação econômica da capitania: Muito rica
Composição social do movimento: Elite, e classe média.
Objetivos: Independência de Minas em relação a Portugal.
Como terminou: Tiradentes sendo enforcado.
Conjuração Baiana
Local e Data: 1798 em Salvador
Situação econômica da capitania: Soldados e alfaiates
Composição social do movimento: Classe baixa, pobres e escravos
Objetivos: Rompimento com Portugal e abolição da escravidão.
Como terminou: Membros presos e líderes condenados à morte
Explicação:
Google :)