2 Augusto dos Anjos tenta explicar, com sua lógica, qual a origem da ideia. Faz parte das reflexões de Augusto dos Anjos buscar entender a vida e como surge o próprio pensamento. Entretanto, depois que explica, cientificamente, como a ideia surge, finaliza o soneto, dizendo que ela (a ideia) "esbarra/No mulambo da língua paralítica!" Explique esse fragmento do poema. 3 Augusto dos Anjos foi apelidado, na Paraíba, de "Doutor Tristeza"
Respostas
respondido por:
3
O último verso do poema "A Ideia" de Augusto dos Anjos retrata a situação de fragilidade linguística do povo, ou seja, a falta de um maior conhecimento sobre a língua portuguesa e alfabetização. O verso em questão é: "esbarra/No mulambo da língua paralítica!".
O poema "A Ideia" discorre sobre a formação de uma ideia, trazendo elementos da biologia, onde o autor descreve todo o "caminho" que é percorrido desde a formação do impulso elétrico até chegar à laringe, onde estão as cordas vocais. Entretanto, após toda a trajetória da ideia que finalmente iria ser verbalizada, o locutor não consegue se comunicar. Por isso, Augusto dos Anjos usa a expressão "língua paralítica".
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás