Em face da apuração do Resultado da Conta Mercadoria,
assinale a alternativa correta.
a) Estoque Inicial + Compras =Estoque Final + Custo de
Mercadorias Vendidas + Compras Anuladas.
b) Estoque Inicial + Compras = Custo de Mercadorias Vendidas
- Estoque Final.
c) Estoque Inicial + Compras - Estoque Final = Custo de
Mercadorias Vendidas - Compras Anuladas + Frete.
d) 2 x (Custo de Mercadorias Vendidas) = 2 x (Compras +
Estoque Final + Estoque Inicial - Compras Anuladas).
Respostas
Resposta:
A maioria dos empreendedores foca seus esforços na parte operacional do negócio visando produzir e vender mais, bem como atrair novos clientes e fidelizar os atuais, esquecendo ou ignorando o custo de mercadorias vendidas.
É preciso muito cuidado na hora de planejar e executar estratégias que busquem o aumento do faturamento, pois até as vendas geram custos e, aumentá-las, muitas vezes, não significa necessariamente que você tem uma boa taxa de lucratividade.
Tais custos não podem ser ignorados. Caso contrário, a continuidade do negócio pode ficar comprometida por falta de recursos para sustentar o seu pleno funcionamento em um curto período de tempo.
Mas não há razão para se preocupar. Existe uma fórmula simples e prática para calcular se as vendas estão realmente sendo lucrativas ou não: o custo de mercadorias vendidas (CMV).
Confira abaixo por que esse cálculo é tão importante para o seu negócio e como fazê-lo corretamente!
O que é o CMV (custo de mercadorias vendidas)
O custo de mercadorias vendidas representa quanto o revendedor, distribuidor ou fabricante precisou gastar desde a compra até a venda do produto para o cliente. Dessa forma, as receitas de vendas menos o custo de mercadorias vendidas representarão o lucro bruto, ou prejuízo, se o resultado for negativo.
É um cálculo gerencial que mede os custos diretos da produção e aquisição dos produtos que foram vendidos durante um período. O CMV é muito utilizado, principalmente pelas grandes empresas, como um indicador para medir a taxa de lucratividade nas vendas.
Além disso, tem como característica provar que o sucesso de um determinado produto não se refere somente ao quantitativo de saídas do estoque. Isso porque considera a quantidade de elementos que continuam armazenados e gerando despesas para uma organização.
Por exemplo, imagine que uma companhia adquiriu 1000 unidades de um produto para serem vendidas em um período de três meses. Contudo, 20% das mercadorias ficaram encalhadas no estoque.
Essa situação prejudica o faturamento e também impacta negativamente no custo de mercadorias vendidas. Afinal, um empreendedor, independentemente do tipo de negócio, quer evitar ao máximo adquirir produtos que não sejam comercializados pelo público-alvo.
Como o cálculo do CMV pode contribuir para melhorar a gestão do negócio
O custo de mercadorias vendidas (CMV) é relatado na demonstração do resultado do exercício e pode ser considerado como uma despesa no período contábil. Ao combinar os custos gerados com as receitas originadas nas vendas, o princípio da congruência da contabilidade é alcançado.
Sendo assim, a fórmula de CMV é particularmente importante para a gestão, pois, além de servir como um indicador de lucratividade, ajuda os gestores da empresa a analisarem a forma como compram e vendem seus produtos. De maneira geral, o cálculo contribui para melhorar esses processos e aumentar o controle das operações.
Credores e investidores também usam o custo de mercadorias vendidas para calcular a margem bruta do negócio. Analisam qual o percentual de receitas está disponível para cobrir as despesas operacionais e, com isso, descobrem a saúde financeira da empresa.
Calcular o CMV é fundamental para melhorar o planejamento das iniciativas voltadas para estimular o consumidor a adquirir as mercadorias. Imagine que em uma farmácia seja constatado que, nos últimos dois meses, as unidades de um remédio estão ficando no estoque por um tempo maior que o previsto.
Nessa situação, uma boa alternativa é fazer uma promoção para elevar as vendas. Contudo, a mercadoria deve ser oferecida por um valor que seja vantajoso não apenas para os clientes, mas também para a empresa.
Não basta simplesmente zerar o estoque. É crucial manter o negócio funcionando com condições de investir em novos produtos e serviços para conquistar a confiança da público-alvo e fidelizá-lo.
Vamos dar uma olhada agora em como calcular o custo das mercadorias vendidas de maneira correta.
Explicação: