O aquecimento global, a redução da camada de ozônio, a salinização e desertificação de áreas, a perda de biodiversidade, a qualidade da água de mananciais, entre outros diversos impactos ambientais, são efeitos das mais diversas ações antrópicas causadas principalmente no último século.
Nesse contexto, como é possível definir o impacto ambiental?
A.
Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos no ambiente ou na sociedade.
B.
Extração de matéria-prima.
C.
Condições relacionadas a mudanças climáticas e ao efeito estufa.
D.
Impactos sociais, principalmente em países em desenvolvimento.
E.
Alteração ou efeito ambiental considerado significativo quando é detectado somente por meio da avaliação de projeto de um determinado empreendimento, podendo ser negativo ou positivo.
Respostas
Resposta:
A. Conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos no ambiente ou na sociedade.
Explicação:
Impacto ambiental é o conjunto de componentes, em geral, conduzidos pelo homem e que impactam positiva ou negativamente o meio, como, por exemplo, usar gasolina. Tais componentes são emitidos na atmosfera, podendo comprometer a qualidade do ar.
O uso de matéria-prima pode causar impacto ambiental, mas não define o termo, assim como este não se dirige apenas a situações relacionadas a mudanças climáticas e ao efeito estufa. Ainda, os impactos sociais são apenas um entre tantos impactos socioambientais negativos. Por fim, os impactos ambientais são considerados negativos ou positivos e relevantes, independentemente da avaliação de um projeto formal ou não. Determinadas ações irão realmente impactar, com ou sem confecção de relatórios ou projetos.