Como o poder e a ambição influenciam as escolhas de uma pessoa?
Que papéis o ciúme e a vingança desempenham na nossa sociedade e no mundo ?
Respostas
Resposta:
Se você ainda não leu The Tragedy of Othello, o Mouro de Veneza de William Shakespeare, você está em uma louca novela de mentiras e suspeitas! Shakespeare entrega novamente com este conto magistral e trágico de amantes e traidores. Em Otelo , o racismo, o ciúme e o preconceito culminam com tristeza e assassinato. Cativar seus alunos e mantê-los no caminho certo com este enredo complicado usando storyboards!
Explicação:
Otelo é um conto de ciúmes e vingança. A peça acontece em Veneza, quando dois amigos, Roderigo e Iago, estão discutindo. Iago tem notícias infelizes: Desdêmona, uma mulher com quem Roderigo esperava se casar, já foi casada com Otelo, um general veneziano. O público logo descobre que Iago tem uma queixa pessoal contra Otelo: ele promoveu um homem mais jovem, Cássio, para ser seu tenente, passando por cima de Iago.
Os dois homens decidem ir ao pai de Desdêmona, Barbanzio, e dizer-lhe que ela foi roubada e casada com Otelo, que é um mouro. Seu pai descobre que ela está realmente desaparecida, e Iago decide voltar correndo para Otelo antes que ele seja visto na casa de Barbanzio.
Em seus aposentos, Otelo recebe uma mensagem do duque; houve uma invasão turca em Chipre e a ajuda de Otelo é urgentemente necessária. Antes de Otelo sair, Barbanzio entra e acusa o mouro de roubar sua filha através de feitiçaria. Quando Otelo diz que está a caminho para ver o duque, Barbanzio vai acusar Otelo desses crimes em frente ao Senado.
No Senado, Otelo explica seu caso, e a própria Desdêmona diz que se casou voluntariamente com Otelo. Seu pai admite, sabendo que ele perdeu sua batalha, e Otelo se prepara para partir para Chipre.
No dia seguinte, Cassio, Roderigo, Desdemona e Iago pousam em Chipre. Eles aguardam o navio de Otelo. A platéia fica sabendo que na noite anterior houve uma grande tempestade, e há relatos de que todos os navios turcos foram destruídos no mar. Quando Cassio cumprimenta Desdêmona, ele segura a mão dela e, de um lado para o público, Iago afirma que ele usará isso para enredar Cássio. Quando Otelo chega, ele declara que haverá uma grande festa porque Chipre é seguro. Enquanto isso, Iago planeja ajudar seu amigo (Roderigo) ao romper o casamento de Desdêmona. Primeiro, ele fica com Cassio bêbado e envia Roderigo para lutar com ele. Uma briga resulta e depois, Cassio é despojado de sua posição.
Isso não impede Iago de tentar arruinar o casamento de Otelo. Ele novamente diz ao público que ele tentará enquadrar Cássio e Desdêmona como amantes para deixar Otelo com ciúmes. Cássio então vai até Desdêmona para pedir-lhe que fale com Otelo em seu nome. Quando Otelo entra na sala, Cassio rapidamente sai parecendo muito culpado. Iago aproveita a oportunidade para convencer Otelo de que Desdêmona está tendo um caso com Cássio. Ele consegue, e Otelo fica cada vez mais ciumento.
Iago planeja um plano para colocar Cássio na sala enquanto Otelo está ao alcance da voz e declara que ele fará com que ele confesse o caso. Cássio entra com Iago, que acabara de falar com ele sobre sua amante Bianca. Para Otelo, parece que Cassio está admitindo um caso com Desdêmona. Para o resto da peça, Iago tece um fluxo de mentiras que infecta todos.
Essas mentiras levam à morte de Emilia (esposa de Iago) e Roderigo. Otelo acaba matando Desdêmona com ciúmes de raiva, e depois ele mesmo quando ele descobre a verdade de sua inocência. Em Iago é descoberto e, não arrependido, é preso.