• Matéria: História
  • Autor: ETeZiNhOdOeSpAcO
  • Perguntado 4 anos atrás

A Revolta da Vacina, de 1904, foi motivada pelo caráter autoritário da campanha de vacinação imposta pelo governo, que, sem esclarecer a população sobre seus benefícios, determinava que fossem vacinados à força e punidos com multas aqueles que recusassem o procedimento. Além disso, essa revolta estava relacionada a uma insatisfação crescente da população por causa da(s)

A) reforma urbanística da capital do Brasil, que derrubou cortiços e habitações populares, desabrigando, assim, muitas pessoas, a fim de construir largas avenidas inspiradas nas cidades europeias.

B) taxas criadas pelo governo aos moradores que habitavam a cidade do Rio de Janeiro.

C) construções de moradias populares na capital do Brasil, obrigando as classes mais abastadas a conviverem com a classe média.

D) reforma da capital do Brasil, que contaram com o apoio das classes mais baixas da população.

ME AJUDEM PORFAVOR!!!!!!!!!!!

Respostas

respondido por: lilianrossetti
1

Resposta: A

Explicação: A Revolta da Vacina, que aconteceu em 1904, no Rio de Janeiro, quando a cidade era a capital do Brasil, foi a gota d'água para um motim com causas mais profundas do que a obrigatoriedade da vacinação da população contra a varíola imposta pelo prefeito da época, Pereira Passos. O Rio de Janeiro enfrentava graves problemas sanitários, sofria não só com a varíola, mas também com a febre amarela e a peste bubônica. Além da insatisfação com as campanhas de vacinação encabeçadas pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, a população já estava revoltada contra mudanças arquitetônicas feitas na cidade. Inspiradas em cidades europeias, essas reformas que visavam a modernização da cidade, mas que acabaram mudando a geografia da cidade e, com isso, a vida diária das pessoas. Foram abertas grandes avenidas, cortiços foram destruídos e pessoas mais pobres retiradas de suas casas.  

Perguntas similares