QUESTÃO 1
Curiosamente, no momento atual, parece que estamos retornando, ou melhor, vivenciando as políticas liberais dos séculos XVII e XVIII, haja vista pregar-se, cada vez mais, a presença de um “Estado mínimo” na ordem econômica. Com efeito, como adverte Eros Roberto Grau, “a crise do nosso tempo é, em sua origem, não da intervenção estatal na e sobre a economia, porém crise do Estado”, pois este não consegue mais suportar as funções que teve de assumir durante o período de crise enfrentado pelos diversos setores econômicos, principalmente durante o início e meio deste século.
A figura do Estado foi, de certa forma, totalmente desconfigurada, com ele absorvendo funções além daquelas que lhe são próprias. A decorrência natural de tal fator, no geral, levou à baixa eficiência apresentada pelo Poder Público nas áreas onde vem atuando.
OLIVEIRA, J. R. F. O Estado empresário. O fim de uma era. Revista de Informação Legislativa - Brasília a. 34 n. 134 abr./jun. 1997.
Considerando as informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O acúmulo de funções por parte do Estado, que passou a atuar em diversas frentes por conta das crises enfrentadas pelas sociedades, resultou em uma sobrecarga que hoje faz com que sejam novamente reivindicados modelos de economia liberal outrora empregados.
PORQUE
II. Embora o Estado tenha se ocupado apenas das áreas que eram de sua responsabilidade, a crise econômica trouxe déficits que o obrigaram a abandonar os investimentos financeiros essenciais para o funcionamento do mercado.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O Estado, mesmo tentando não interferir em áreas que não eram de sua responsabilidade, ainda assim teve parte da culpa na crise econômica que trouxe diversos déficits (alternativa 3).
O acumulo de funções pelo estado leva a diversos problemas, como o surgimento de crises, corrupção e problemas sociais, além de levar a um crescimento excessivo do Estado.
Atualmente existem bem poucos países que são ditaduras ou com um Estado maior que o mercado privado, a maior parte dos países tem um Estado moderado.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/7721896
Agora coloca que a resposta correta é a 3.
????