• Matéria: História
  • Autor: gabriel538853
  • Perguntado 4 anos atrás

“ Os dirigentes de uma república ou de uma monarquia devem respeitar os fundamentos da religião nacional. Seguindo este preceito, ser-lhes-á fácil manter os sentimentos religiosos do Estado, a união e os bons costumes. ( …) Só há união e felicidade nos Estados sujeitos a um governo único e a um só príncipe, como a França e a Espanha. A Igreja nunca foi forte o suficiente para ocupar a Itália ( … ) Fez assim com que esta nação não se pudesse reunir sob um só chefe, mantendo-se dividida entre vários príncipes e senhores”.

a) Por que Maquiavel julgava politicamente interessante respeitar a religião ?

b) Onde, no texto, ele revela defesa do absolutismo ?

c) Qual a crítica que fazia à Igreja da época? ​

Respostas

respondido por: AgathaCoelho
1

Explicação:

a) Maquiavel dirige os seus leitores a compreenderem a importância de respeitar a religiosidade de um povo para manter a república boa e unida, pois ela é capaz de cunhar nos homens um sentimento de amor e devoção à pátria.

b)O absolutismo foi uma forma de governo que prezava pelo poder absoluto do monarca e surgiu para atender as demandas da nobreza feudal e da burguesia mercantil. Absolutismo foi uma forma de governo muito comum na Europa entre os séculos XVI e XIX e defendeu a teoria do poder absoluto

c)As principais críticas estavam ligadas a venda de indulgências, ao afastamento dos monges, a crescente promiscuidade clerical e ao desrespeito com a fé alheia

espero ter ajudado

ass: Agatha


gabriel538853: Pense: Qual o papel do idioma na unificação de uma nação ?

se n for incomodo, me ajuda com essa tbm pfvr
AgathaCoelho: claro
AgathaCoelho: indiana
AgathaCoelho: é oque eu sei..
respondido por: maarigibson
0

a) Maquiavel julgava politicamente interessante respeitar a religião porque era a religiosidade do povo governado, que podia ser responsável por criar sentimentos de amor à pátria e ao governante se fosse incentivado.

b) Maquiavel revela a defesa do absolutismo no trecho "Só há união e felicidade nos Estados sujeitos a um governo único e a um só príncipe, como a França e a Espanha".

c) A crítica que ele revela à Igreja é quanto à corrupção que existia na época, com venda de indulgências e outros escândalos.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/6213308

Anexos:
Perguntas similares