• Matéria: História
  • Autor: jusceliosantos1
  • Perguntado 3 anos atrás

QUESTÃO 2  Na visão social-democrata, concebem-se os benefícios sociais como proteção aos mais fracos, como compensação aos desajustes da supremacia do capital, o que, ao mesmo tempo, garante sua reprodução e legitimação; as políticas públicas têm o papel regulador das relações econômico-sociais, são constituídos fundos públicos para serem utilizados em investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento e em programas sociais. Essa concepção foi traduzida no sistema do chamado Estado de Bem Estar Social, cujo aparato cresceu muito, levando a uma relativa distribuição de renda e ao reconhecimento de uma série de direitos sociais, mas também a um controle político burocrático da vida dos cidadãos, considerados como objetos, como meros consumidores de bens públicos.  A partir dos anos 70, esse modelo entra em crise devido às mudanças no processo de acumulação, com novas tecnologias, novos padrões de relações de trabalho, provocando o esgotamento das possibilidades de atendimento às necessidades crescentes da população, o burocratismo e a ineficiência do aparelho governamental.   TEIXEIRA, E. C. O Papel das Políticas Públicas no Desenvolvimento Local e na Transformação da Realidade. Políticas Públicas - O Papel das Políticas Públicas, 2002. Disponível em: Acesso em: 18 jul. 2021.   Tendo em vista  as informações apresentadas acerca da visão sobre as políticas públicas no contexto da chamada social-democracia, analise as afirmações a seguir.   I. A eficácia atemporal do sistema de políticas públicas desenvolvido pela perspectiva do Estado de Bem Estar Social permitiu que esse modelo continue vigorando até a contemporaneidade. II. As políticas públicas, sob a ótica social-democrata, têm como um de seus papéis minimizar as diferenças sociais originadas pelas práticas do sistema capitalista, embora não se combata essa estrutura. III. Ao mesmo tempo em que as políticas públicas concedem diversos benefícios sociais, essas acabam por fazer com que o Estado tenha muito controle sobre a vida dos cidadãos.   É correto o que se afirma em Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III. ​


bomberdf: 2e 3
baranski2018: Essa questão é completamente enviesada ideologicamente por uma perspectiva neoliberal. O Estado de bem-estar social é a garantia de serviços públicos para a população. Só quem é contra isso é a elite, que tem condições de pagar e quer mais que o povo se lasque.
histlemes: "Essa questão é completamente enviesada ideologicamente por uma perspectiva neoliberal." Por favor, diz que foi uma piada, diz. Quero acreditar que esse tipo de pessoa está diminuindo no mundo...
rafaluzarquitet: Sim, a questão vai pro lado ideológico mesmo de plantar a semente na cabeça do aluno. Não há dúvidas quanto a isso
Anônimo: Faço trabalhos acadêmicos (38)991403533
dannyiellydias: Eu não sou da elite e mesmo assim não apoio o estado sendo o monopolio além disso o que está mais enviesado ideologicamente nos ensinos é a política da esquerda
psysapiens: Será que é porque a esquerda se preocupa com a população(onde o aluno se encontra, principalmente o aluno de EAD) e a direita se preocupa na manutenção das grandes riquezas e defesa do detentores dos meios de produção? Fica ai o questionamento!
DanilloAlb: Eu acho que o Bolsonaro é muito bonito!
mendesmanaus2018: So vejo Autores e Especialistas escreverem ivros e matérias reclamando e evidenciando a desigualdade social e as politicas assistencialistas. Mas nao vejo os mesmos abrirem empresas, gerar empregos e pagar nem um quinto de imposto que o empreendedor paga.
Anônimo: Política assistencialista boa é aquela que com o passar dos anos reduz o numero de desiguais. Ao contrário do vemos no Brasil onde essa politica favorece ao fomento da pobreza.

Respostas

respondido por: raphaelrv
8

Resposta:

Alternativa 4: II e III, apenas.

Explicação:

I. A eficácia atemporal do sistema de políticas públicas desenvolvido pela perspectiva do Estado de Bem Estar Social permitiu que esse modelo continue vigorando até a contemporaneidade.

FALSO, vide trecho do enunciado abaixo.  

“A partir dos anos 70, esse modelo entra em crise devido às mudanças no processo de acumulação, com novas tecnologias, novos padrões de relações de trabalho, provocando o esgotamento das possibilidades de atendimento às necessidades crescentes da população, o burocratismo e a ineficiência do aparelho governamental.”

II. As políticas públicas, sob a ótica social-democrata, têm como um de seus papéis minimizar as diferenças sociais originadas pelas práticas do sistema capitalista, embora não se combata essa estrutura.

VERDADEIRO, vide trecho do enunciado.

“Na visão social-democrata, concebem-se os benefícios sociais como proteção aos mais fracos, como compensação aos desajustes da supremacia do capital, o que, ao mesmo tempo, garante sua reprodução e legitimação; as políticas públicas têm o papel regulador das relações econômico-sociais, são constituídos fundos públicos para serem utilizados em investimentos em áreas estratégicas para o desenvolvimento e em programas sociais.”

III. Ao mesmo tempo em que as políticas públicas concedem diversos benefícios sociais, essas acabam por fazer com que o Estado tenha muito controle sobre a vida dos cidadãos.

VERDADEIRO, vide trecho do enunciado.

“Essa concepção foi traduzida no sistema do chamado Estado de Bem Estar Social, cujo aparato cresceu muito, levando a uma relativa distribuição de renda e ao reconhecimento de uma série de direitos sociais, mas também a um controle político burocrático da vida dos cidadãos, considerados como objetos, como meros consumidores de bens públicos.”

respondido por: RayanaSE
0

Na social-democracia, as políticas públicas têm como um de objetivos minimizar as diferenças sociais, ao mesmo tempo em que suas políticas públicas acabam por fazer com que o Estado tenha muito controle sobre a vida dos cidadãos, reduzindo a liberdade individual (estão corretas as afirmações II e III).

Social-democracia

É uma ideologia política mais direcionada ao centro-esquerda, que não utiliza a filosofia marxista e não acredita em transição revolucionária (como no socialismo).

Acredita na forte intervenção estatal, direcionando a sociedade por meio de seus líderes políticos. Utiliza o sistema capitalista a seu favor, com altos impostos e regulação econômica.

Para mais informações sobre liberalismo, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/8242815

Anexos:
Perguntas similares