LEIA O TEXTO ABAIXO:
Pero Vaz de Caminha (1450-1500), escrivão mor da esquadra de Pedro Álvares Cabral, assinou, a 1° de maio de 1500, uma carta ao então rei de Portugal, D. Manuel, descrevendo o que os marinheiros haviam encontrado nas terras recém descobertas, hoje, o Brasil.
Os assuntos mais importantes da carta são três: a fertilidade da terra; a existência ou não de ouro e prata; e a presença dos indígenas. Leia alguns fragmentos do texto original.
“§1 A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. Metem-nos pela parte de dentro do beiço; e a parte que lhes fica entre o beiço e os dentes é feita a modo de roque de xadrez. E trazem-no ali encaixado de sorte que não os magoa, nem lhes põe estorvo no falar, nem no comer e beber.
§2 Os cabelos deles são corredios. E andavam tosquiados, de tosquia alta antes do que sobre-pente, de boa grandeza, rapados todavia por cima das orelhas.
(...)
§3 O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. E Sancho de Tovar, e Simão de Miranda, e Nicolau Coelho, e Aires Corrêa, e nós outros que aqui na nau com ele íamos, sentados no chão, nessa alcatifa. Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata!
(...)
§4 Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes grandes barreiras, umas vermelhas, e outras brancas; e a terra de cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande; porque a estender olhos, não podíamos ver senão terra e arvoredos -- terra que nos parecia muito extensa.
§5 Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal, ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro-e-Minho, porque neste tempo d'agora assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!
§6 Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
...................................................................................................................................................
Analise as afirmativas abaixo:
I. No §3, pode-se inferir que os índios indicaram a presença de ouro e prata na terra. Porém, isso é contradito pelo §5.
II. O §5 explicita a fertilidade da terra: “querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem!”
III. “Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara.” §1 => Infere-se uma moralidade cristã, europeia, nestes dizeres.
Está(ão) CORRETA(S): *
a) apenas I e II.
b) apenas I e III.
c) apenas II e III.
d) apenas I.
e) I, II e III.
ME AJUDEM POR FAVOR, RÁPIDO!
Respostas
A resposta correta acerca da carta de Pero Vaz de Caminha é a letra C: apenas II e III.
A carta de Pero Vaz de Caminha enviada ao rei de Portugal, D. Manuel, descreve a natureza e a sociedade indígena encontrada no Brasil. Essa carta descreve de forma detalhada o choque cultural que ocorreu entre esses dois povos.
Nas expedições das Grandes Navegações, os portugueses tinham por objetivo encontrar terras férteis e que pudessem ser extraídas riquezas. O Brasil apresentou-se como uma terra muito fértil, pela grande presença de recursos hídricos, como relatado na carta.
Outro ponto importante da carta foi a descrição feita sobre os índios, destacando o fato deles se encontrarem despidos, fato considerado como imoral para os europeus, que seguiam uma moral cristã.
Espero ter ajudado, bons estudos!