Registro raro de tubarão na Paraíba pode impulsionar conservação
No dia 21 de março, um tubarão-martelo-panã (Sphyrna mokarran) [...] foi avistado na costa da Paraíba. Trata-se do primeiro registro científico em vídeo do animal na região [...]. Até agora, a aparição desse tubarão só havia sido reportada em pescas acidentais e encalhes.
O tubarão-martelo-panã é a maior espécie de tubarão-martelo e pode chegar a até 6 metros de comprimento. No vídeo [...] é possível observar um macho de cerca de 2,5 metros. O avistamento não representa risco aos banhistas, uma vez que ocorreu a mais de 30 quilômetros da costa e a 50 metros de profundidade.
“Na ausência de dados [...] da pesca, as pesquisas científicas são os principais instrumentos para obter informações relevantes sobre a abundância populacional desses animais”, explica Wilson Oliveira Júnior, pesquisador [...]. “Registros como este ajudam a entender melhor o status da espécie, e, com isso, podemos começar a propor áreas marinhas protegidas [...].”
Vale destacar que seis espécies de tubarão-martelo podem ser encontradas no Brasil [...]. O país é o nono do mundo em termos de diversidade de animais marinhos.
Nesse texto, no trecho “... um tubarão-martelo-panã (Sphyrna mokarran).” (1º parágrafo) a expressão destacada é exemplo de linguagem comum em
(A)certas regiões do país.
(B)conversas entre amigos.
(C)entrevistas de emprego.
(D)livros de Ciências.
Me ajudem!!!
Respostas
Resposta:
Letra "D"
Explicação:
Primeiro você precisa analisar o texto, e depois as opções listadas.
Veja bem:
a) Certas Regiões do País:
Como podemos ver, o texto usa uma linguagem formal e entendível para todos os moradores do País, então essa não é a resposta
b) Conversas entre amigos:
Em uma conversa entre amigos, a linguagem usada é informal. Está claramente visível que o texto não se encontra de forma informal, então opção B está errada.
c) Entrevistas de Emprego:
Em uma entrevista de emprego, as pessoas falam entre sí e trocam perguntas por respostas. O texto não está em primeira ou segunda pessoa, então essa opção será descartada
d) Livros de Ciências
Em um livro de ciência, é usado a terceira pessoa, linguagem extremamente formal e um entendimento para todas as regiões de um País para fácil entendimento do que está sendo dito. Todas essas finalidades batem com o texto, então a letra "D" é a resposta certa!
Resposta:
(D) livros de Ciências.
Explicação:
Sphyrna mokarran é um nome científico, o que significa que na ciência um tubarão-martelo-panã é chamado de Sphyrna mokarran.
Mas antes de criar sugestões precipitadas, vamos entender o'que é um nome científico?
Os nomes científicos são nomes para seres vivos, cada animal tem seu nome científico, como exemplo aquele cachorro de rua que você viu, vai ver ou tem, o nome científico dele é Canis lupus familiaris.
Para que usar esses nomes científicos?
Como nós sabemos, a ciência está em todo lugar, ou seja, é universal, e para ajudar os cientistas do mundo todo a denominarem tal animal de apenas um jeito foi criada lá no século 18 os nomes científicos para facilitar os cientistas do mundo inteiro a denominar tal espécie.
Como é dado um nome científico?
O nome científico é uma combinação binária, que consiste do nome do gênero seguido do ¹epíteto específico, ambos em itálico. O gênero deve estar com inicial maiúscula, e o epíteto específico com inicial minúscula. (Embrapa)
Mas não esqueça, nome científico é sempre em itálico.
¹epíteto: Epíteto é um substantivo, adjetivo ou expressão que se associa a um nome para qualificá-lo. (Wikipédia)
Conclusão
Com base nas explicações, podemos perceber que estou falando de ciência, então só pode ser a alternativa "D" de nota DEZ!
Curiosidade
O tubarão-martelo-panã, também conhecido como tubarão-panã, ou cação-panã, é a maior espécie de tubarão-martelo da família Sphyrnidae.
Espero ter ajudado ^^ Bons estudos!
(◉_◉) Dixculpa.. mais isso é uma indireta.. ( •̀ ω •́ ) vou tentar seguir..
Dica 1: corte a comunicação.
Dica 2: evite não pensar nele.
Dica 3: dê atenção para você mesma.
Dica 4: fale com alguém de confiança.
Dica 5: inspire-se em quem já superou.
Dica 6: seja paciente com sua dor.
Dica 7: foque no presente.
Dica 8: lembre das falhas dessa pessoa.
Dica 9: passe um tempo sem rever a pessoa.
Dica 10: não alimente as lembranças.