• Matéria: Contabilidade
  • Autor: jessikadurgante1
  • Perguntado 3 anos atrás

Com a Idade Contemporânea, ocorreu a queda do poder dos monarcas e o desenvolvimento dos ideais liberais burgueses, que tinham como princípio maior sob o aspecto econômico: “a não-intervenção do Estado na economia”.
O movimento liberal burguês dos séculos XVII e XVIII tinha por meta, sob o aspecto político, ou sob o aspecto econômico, o mínimo de ingerência estatal na liberdade dos indivíduos ou na atividade econômica.
A doutrina econômica liberal tinha em Adam Smith o seu maior apologista. Sua principal pregação era a de que o mercado se regularia naturalmente pelas leis da oferta e da procura, o que ficou consignado como a chamada “mão invisível”. A partir desse posicionamento, o papel designado ao Estado, na ordem econômica, foi o de garantir a total liberdade de mercado.


OLIVEIRA, J. R. F. O Estado empresário. O fim de uma era. Revista de Informação Legislativa - Brasília a. 34 n. 134 abr./jun. 1997.


Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.


I. O liberalismo prevê o fortalecimento do Estado para garantir que o mercado opere dentro das expectativas econômicas dos empreendedores.
II. Quanto maior a liberdade dos indivíduos e empresas em um sistema de economia liberal, mais responsabilidades serão assumidas pelo Estado.
III. O modelo ideal de economia liberal prevê que o próprio mercado regule suas ações, cabendo ao Estado assegurar as condições para esse funcionamento.


É correto o que se afirma em


anamellodecorfest: Em dúvida da 2 e 4

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
52

Sobre o modelo econômico liberal, temos que apenas a afirmativa III está correta.

O liberalismo era uma doutrina que se baseava na defesa da liberdade individual em todas as esferas: econômica, social, política e religiosa. O Estado deveria ser o responsável por guardar as propriedades particulares. Muitos filósofos tratavam o Estado como um contrato feito pela união de indivíduos.

A principal finalidade do movimento liberal burguês dos séculos XVII e XVIII era o alcance da interferência mínima do estado no contexto da liberdade dos indivíduos e do contexto econômico.

Bons estudos!

respondido por: pathriciamello
11

Resposta:

somente III está certa.

Perguntas similares