Respostas
Resposta:
O skate surgiu na década de 1950, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Os inventores do esporte foram surfistas, que, em período de maré baixa e poucas ondas, colocaram rodinhas de patins junto a uma prancha de madeira. Assim, eles criaram o “surfe do asfalto” ou “sidewalk surf”. A partir dos anos 1960, o skate se tornou mais popular e os equipamentos evoluíram e passaram a ser comercializados. Inicialmente, as pranchas eram retangulares. Foi Larry Stevenson, criador da marca Makaha, quem passou a fabricar skates com pranchas em formato similar às usadas no surfe. Com mais skates sendo fabricados e desenvolvidos, na década de 1960, também foram disputados os primeiros campeonatos na Califórnia.
Na década seguinte, os skatistas californianos passaram a utilizar piscinas vazias, com o fundo arredondado, como pistas de skate. Naquele período, as rodinhas de ferro passaram a ser substituídas por poliuterano, o que ajudou a difundir ainda mais a prática. Nos anos 80, a modalidade de street foi desenvolvida com o uso de rampas de madeira em locais onde até então não era comum que o skate fosse praticado. Com a popularização do esporte, o skate se tornou um estilo de vida. Afinal, os skatistas têm uma cultura própria, gírias e roupas características. Considerado o maior skatista de todos os tempos, Tony Hawk estrelou o jogo eletrônico Tony Hawk’s Pro Skater, lançado em 1999 para as principais plataformas de videogame.
O jogo e as transmissões de campeonatos tornaram o esporte ainda mais popular e incentivaram a chegada de mais praticantes. Desde 1995, a ESPN transmite os X Games, que ajudaram a difundir ainda mais os esportes radicais. Os X Games e as turnês mundiais foram determinantes para o crescimento do skate no Brasil.
História do skate no Brasil
No Brasil, o skate passou a ser praticado na década de 1960, sob influência de surfistas norte-americanos. Porém, foi a partir dos anos 1970 que o esporte ganhou mais projeção no país. Em 1974, foi inaugurada em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, a primeira pista de skate da América Latina. Nos anos seguintes, foram disputadas as primeiras competições, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. A Confederação Brasileira de Skate foi fundada somente em 2000 (CBSk), mas, naquela época, alguns skatistas brasileiros já haviam conquistado projeção mundial.
Crescimento do skate no Brasil
O esporte segue crescendo rapidamente no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha, em 2009, aproximadamente 4 milhões de praticantes de skate no país. Seis anos depois, esse número já havia saltado para 8,5 milhões.
Dos aproximadamente 8,5 milhões de skatistas no Brasil, 81% são homens e 19% mulheres. A maioria dos praticantes (36%) tem idade entre 11 a 15 anos de idade, crianças até 10 anos são 26%, adolescentes e jovens entre 16 e 20 anos somam mais 21%, enquanto 17% têm 21 anos ou mais. A idade média dos praticantes é de 15 anos.
Regras do skate
No skate, não há uma regra que estabeleça uma “receita” do que deve ser feito para vencer. O ganhador será aquele skatista que demonstrar o melhor desempenho em suas manobras, avaliadas por juízes de acordo com critérios de precisão e dificuldade. Na competição de Street dos X Games, os skatistas são avaliados dificuldade, originalidade e variedade de manobras realizadas com sucesso, ligação fluida de truques individuais e, o uso do curso e obstáculos do curso.
Modalidades de skate
Freestyle
Downhill Speed
Downhill Slide
Slalom
Vertical
Street
Park
Mini-rampa
Mega Rampa ou Big Air
Freestyle
Skate Freestyle
Modalidade mais antiga do skate, freestyle tem manobras feitas em sequência, no chão. O maior responsável por inventar manobras foi Rodney Mullen. Nas competições de freestyle regulamentadas pela Confederação Brasileira de Skate, os skatistas são avaliados em quatro quesitos:
quesitos:
Técnica
Consistência
Aspecto Artístico
Variedade
Explicação:
Espero ter ajudado!