Andar pelas ruas do bairro em que mora era uma prática comum e bem agradável. Observar as árvores floridas, sentir a fragrância das flores, não se preocupar com coisa alguma na vida. Apenas o prazer de desfrutá-la em todos os sentidos. Hoje, se vive uma outra realidade, onde é preciso cuidar de si e dos outros.
• Faça uma pesquisa na internet sobre as árvores sagradas que aparecem nas narrativas míticas das tradições religiosas. (indígenas, cristãs, africanas...)
• O que terá levado as pessoas a verem numa árvore um elo simbólico com o transcendente? • Dê a sua opinião sobre a importância deste símbolo nos dias atuais.
Respostas
Resposta:
Olá! :)
→ O simbolismo da árvore nos mitos de criação das culturas arcaicas demonstra a idéia de conectividade entre os mundos imanente e transcendente. De alguma forma, proponho traçar um paralelo entre a idéia de mundo sobrenatural na cultura africana, fortemente presente na religiosidade afro-brasileira, e a idéia atual de conexão entre o “mundo presencial”, pessoas e o ciberespaço.
A minha opinião sobre isso é a seguinte:
→ Os símbolos ajudam a criar um corpo que exprime os valores morais da sociedade, os ensinamentos, criando um sentimento de solidariedade entre os seguidores religiosos, ou funcionando como uma forma de trazer um adepto mais perto de seu deus.
E é isso, espero ter te ajudado! Se puder marcar como melhor resposta ou me avaliar com 5 estrelas, vai me ajudar muito!
Até a próxima! :)
=)
1. Árvores sagradas nas tradições religiosas. (indígenas, cristãs, africanas...)
- Indígenas - Cada tribo reverencia uma espécie em específico, porém, de maneira geral podemos listar as mais importantes para os índios da região amazônica: samaumeira, jurema, paineira, guaraná e açaí.
- Cristãos - Tem a videira como o símbolo de Cristo.
- Judeus - Tem a oliveira como melhor exemplar.
- Budismo - Figueira.
- Africanos - Baobá, o gigante sagrado do continente.
2. Se acredita nas árvores como elos simbólicos com o transcendente, pois as mesmas teriam uma conexão profunda como o mundo interior por meio de suas raízes. Desse modo, algumas crenças antigas defendem que é possível obter respostas apenas meditando embaixo de árvores específicas.
3. A árvore ainda permanece como um importante símbolo nos dias atuais, por manter viva a tradição de muitos povos. Os africanos, por exemplo, acreditam que o Baobá não deve ser cortado, enquanto os judeus e sua sabedoria milenar entendem que oliveira e seus produtos são a fonte de paz e sabedoria.
4. Os homens e as árvores se assemelham, pois ambos podem ser 'regados' pelo meio ambiente. Enquanto as árvores recebem água, os homens recebem ensinamentos e valores morais.
Este link será útil:
brainly.com.br/tarefa/2407746
Bons estudos!