• Matéria: Sociologia
  • Autor: zaca2305
  • Perguntado 4 anos atrás

Quanto à Educação, a descentralização não andou muito. Houve algum avanço, a exemplo da gestão da merenda escolar, mesmo que sem repasse automático de recursos, transferência da rede de escolas técnicas e algumas experiências de descentralização em municípios. Mas permanece a centralização institucional, os recursos centralizados no Fundo Nacional de Educação (FNDE) e na Fundação de Apoio ao Estudante (livro didático e transporte escolar) e utilizados ao sabor das conveniências político-eleitorais e da resistência dos burocratas.
A indefinição de competências entre os poderes tem levado os municípios a atuar nos vários níveis, embora a permanência da centralização de recursos contribua para a oferta de ensino inadequado ou de baixa qualidade.
Os movimentos sociais precisam retomar a mobilização no setor, devido à importância estratégica que tem a educação, inclusive para a concretização de outros direitos e para atingir um mínimo de equidade social. É preciso garantir e efetivar as conquistas da Constituinte, sobretudo a gratuidade do ensino, a valorização do profissional do ensino, a garantia do padrão de qualidade, gestão democrática e vinculação de recursos.

Respostas

respondido por: suzane987
15

Resposta:

alternativa 4

Explicação:


jat51: Discordo, pois, tirar das mãos do governo federal o controle da pasta da educação, isso não é verdadeiro.
IchigoKurosaki9819: as duas são falsas
respondido por: alegold96
15

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


lucianakmila: pra mim todas duas são falsas
Perguntas similares