O ensino de língua materna para jovens e adultos (EJA) exige atenção e práticas específicas para a aprendizagem desse público que é heterogêneo em suas características. Nesse sentido, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Alfabetizar um jovem e/ou adulto tardio é necessário para se ter mão de obra qualificada, mas não para formá-lo quanto à cidadania, pois ele já é cidadão.
Alternativa 2:
Na EJA, o ensino de língua materna deve instrumentar, pois o aluno não precisa refletir sobre ela, e sim aprender as estruturas gramaticais.
Alternativa 3:
O ensino da gramática é preponderante sobre a oralidade, a produção de texto e leitura, visto que o aluno do EJA não sabe entender a estrutura da língua.
Alternativa 4:
O professor da EJA deve sempre partir do conhecimento prévio do aluno, incentivá-lo em suas habilidades leitoras, escritas, orais e de análise da língua.
Alternativa 5:
O trabalho com alunos da EJA deve ser individual, pois os estudantes mais velhos têm dificuldades para se socializar, o que dificulta o processo de aprendizagem.
Respostas
Resposta: alternativa 4 no meu ponto de vista.
Explicação:
Também acredito que seja a alternativa 4. Pois, a alternativa (1) alfabetizar um jovem e/ ou adulto não significa que esse vá trabalhar com mão de obra. Na alternativa( 2) o aluno deve sim refletir sobre a lingua materna. Na alternativa( 3) como que o aluno vai produzir só textos e leitura se esse não entende a estrutura da língua. Na alternativa( 5) impossivel dá aula para cada aluno de forma individual e, esse alunos mais velhos não tem muitas dificuldades para socializar.
Me corrijam, se eu estou errado. Bom trabalho a todos!
O ensinamento da língua materna, seja para jovens ou adultos que não puderam aprender mais cedo deve ter a participação direta, além da colaboração de um profissional da área (item D).
Cabe ao professor gerar um certo incentivo ao aluno para que ele possa aprender e memoriar técnicas de habilidades motoras, além da leitura e escrita.
Os conhecimentos ortográficos são os estudos e pesquisas desenvolvidas acerca da Língua Portuguesa, mais precisamente, à respeito da grafia (escrita) correta de todas as palavras.
A grafia normativa inclui o uso correto das sílabas e vogais tônicas, assim como as vogais abertas e fechadas, o uso adequado dos sinais de pontuação como a crase e o acento agudo.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/20622318