1. Chegando na parte final da Revolução Francesa, marque apenas as alternativas que são verdadeiras.
(A) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, estabeleceu a igualdade de todos perante a lei, pois, segundo ela, a lei é expressão da vontade geral e, por isso, deve ser igual para todos, seja para punir, seja para proteger.
(B) Pela Constituição de 1791 a França continuava sendo governada por um presidente, mas seu poder passou a ser subordinado à Constituição.
(C) Guilhotina era um instrumento, composto de uma estrutura de madeira e uma lâmina, empregado oficialmente na aplicação da pena de morte, levando os condenados à decapitação.
(D) O povo, chamado a defender a revolução, formou um exército popular e derrotou os invasores e os partidários internos do Antigo Regime. Nesse clima de vitória, a monarquia foi proclamada.
(E) A república jacobina aprovou o sufrágio universal masculino, confiscou terras da nobreza emigrada e as distribuiu entre os camponeses pobres, bem como aboliu a escravidão nas colônias francesas.
por favor preciso disso urgente!
Respostas
Resposta:
( V ) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, estabeleceu a igualdade de todos perante a lei, pois, segundo ela, a lei é expressão da vontade geral e, por isso, deve ser igual para todos, seja para punir, seja para proteger.
Explicação:
- A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é composta de um preâmbulo e 17 artigos referentes ao indivíduo e à Nação. Ela define direitos "naturais e imprescritíveis" como a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão. A Declaração reconhece também a igualdade, especialmente perante a lei e a justiça. Por fim, ela reforça o princípio da separação entre os poderes.
Resposta:
( V ) Pela Constituição de 1791 a França continuava sendo governada por um presidente, mas seu poder passou a ser subordinado à Constituição.
Explicação:
- Em 1791, uma nova constituição começou a vigorar na França. De acordo com seus termos, o governo passaria a ser comandado por uma monarquia constitucional. O poder passou a ser exercido pelos três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Apesar de limitar os poderes reais e abolir os privilégios, o novo governo foi dominado por um processo de aburguesamento das instituições, garantido por meio do voto censitário. A antiga união de interesses do Terceiro Estado agora não seria mais a mesma.
Resposta:
( V ) Guilhotina era um instrumento, composto de uma estrutura de madeira e uma lâmina, empregado oficialmente na aplicação da pena de morte, levando os condenados à decapitação.
Explicação:
- A guilhotina foi um instrumento utilizado durante a Revolução Francesa para aplicar a pena de morte por decapitação. O aparelho é constituído de uma grande armação reta (aproximadamente 4 m de altura) na qual é suspensa uma lâmina losangular pesada (de cerca de 40 kg).
Resposta:
( V ) O povo, chamado a defender a revolução, formou um exército popular e derrotou os invasores e os partidários internos do Antigo Regime. Nesse clima de vitória, a monarquia foi proclamada.
Explicação:
- Mesmo com a Constituição aprovada, revoltas continuaram agitando a França. Os camponeses rebelaram-se. O rei, por sua vez, teve seu poder suspenso e novas eleições para a Assembleia foram convocadas em 1792. Os vitoriosos, os deputados da esquerda, inauguram o período político conhecido como Convenção, que é a época mais radical da Revolução Francesa. Durante a Convenção, a República foi implantada e adotou-se o ano zero francês, como um marco histórico que inaugurava a história da França. Os jacobinos assumiram o poder e decapitaram o rei Luís 16 em 1793. Vários suspeitos de traição à Revolução foram mortos na guilhotina, como Danton, acusado por Robespierre.
Resposta:
( V ) A república jacobina aprovou o sufrágio universal masculino, confiscou terras da nobreza emigrada e as distribuiu entre os camponeses pobres, bem como aboliu a escravidão nas colônias francesas.
Explicação:
- Nesta segunda fase da revolução ou governo Jacobino, a república jacobina aprovou o voto universal masculino, confiscou terras da nobreza emigrada e as distribuiu entre os camponeses pobres, bem como aboliu a escravidão nas colônias francesas. Além disso, procurando garantir a igualdade de oportunidades para o conjunto da população francesa, os jacobinos estabeleceram o ensino primário público, obrigatório e laico para todos.